Volkswagen Tera 2025: o que já sabemos sobre o novo SUV compacto da Volkswagen
Veja o que já sabemos sobre o Volkswagen Tera 2025, novo SUV compacto de entrada que promete rivalizar com Fiat Pulse e Renault Kardian.
A Volkswagen está aquecendo os motores para o lançamento do novo Tera 2025, o SUV compacto que promete ser o próximo grande sucesso da marca no Brasil.
Fabricado em Taubaté (SP), ele chega com a missão de ser acessível, eficiente e competir diretamente com rivais de peso, como o Fiat Pulse e o Renault Kardian.
Motorização e versões do Volkswagen Tera 2025
Previsto para ser lançado em março de 2025, o Tera traz um visual inspirado nos SUVs europeus da Volkswagen e se apoia em uma estratégia clara: substituir os hatches compactos como Gol e Fox, apostando no segmento mais quente do mercado.
O Volkswagen Tera 2025 será oferecido em configurações que atendem desde quem busca economia até quem quer mais desempenho e conforto.
A versão de entrada, chamada Tera MPI, vem com o motor 1.0 aspirado flex, o mesmo do Polo Track, entregando até 84 cv com etanol. É uma opção mais simples, com câmbio manual de 5 marchas e rodas com calotas, focada em ser o SUV mais barato do mercado.
Já as versões intermediárias e de topo, como Tera TSI, trazem o motor 1.0 turbo flex de até 116 cv e podem ter câmbio manual ou automático de 6 marchas, dependendo da configuração.
As opções mais completas, como a Highline TSI, ainda contam com recursos de segurança avançados, como frenagem autônoma e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
Design e tecnologia do novo Volkswagen Tera 2025
O design do Tera é moderno e funcional, com um toque inspirado nos SUVs europeus da marca.
A dianteira vem com faróis de LED em todas as versões e detalhes escurecidos no para-choque, enquanto a traseira exibe lanternas conectadas por uma peça horizontal preta e apliques prateados que reforçam o visual robusto.
Por dentro, o SUV combina simplicidade com conectividade. O painel terá uma tela multimídia de 10,1 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além de um quadro de instrumentos digital de 8 polegadas.
Outros itens de destaque no novo carro da marca incluem um carregador de celular por indução e um chip de internet integrado com serviços gratuitos por 1 ano.
Apesar de ser mais básico nas versões de entrada, com freio de mão por alavanca e botões simples, o Tera ainda entrega a conectividade que muitos motoristas esperam hoje em dia.
Aposta de mercado
A Volkswagen está apostando alto no Tera para ser o carro mais vendido da marca no Brasil.
Com uma produção diária planejada de 500 unidades e preços estimados entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, o SUV tem como meta conquistar quem procura um modelo acessível, mas com design e tecnologia modernos.
Enquanto o Polo Track continua como opção de entrada por alguns anos, o Tera é a visão de futuro da Volkswagen no mercado brasileiro. Ele representa a transição dos hatches para os SUVs populares, um segmento que não para de crescer.
O Tera promete chegar com tudo para quem busca um SUV compacto prático, funcional e com preços que cabem no bolso. Resta saber se ele vai entregar o que promete, mas uma coisa é certa: ele já está gerando bastante expectativa.