Início » Novidades (2025) » Citroën Basalt 2025: o SUV mais barato e econômico para você comprar sem erro

Citroën Basalt 2025: o SUV mais barato e econômico para você comprar sem erro

Veja detalhes do Citroën Basalt 2025, com a proposta de ser o SUV turbo automático mais barato do país esse ano


O Citroën Basalt 2025 chega ao mercado brasileiro com a proposta de ser o SUV turbo automático mais barato do país.

Construído sobre a mesma plataforma CMP usada em outros modelos da Stellantis, como Peugeot 208 e Citroën C3 Aircross, o modelo aposta em espaço interno e baixo custo para atrair consumidores. Confira as principais características do modelo.

O carro combina um design de SUV coupé com características de fastback, mantendo a dianteira semelhante à do C3 Aircross. No entanto, seu diferencial está no bom aproveitamento de espaço, especialmente no porta-malas, e na motorização eficiente.

Design e acabamento do Citroën Basalt 2025

Citroën Basalt 2025

O visual do Basalt segue a identidade visual da Citroën, com frente elevada e traseira inclinada, segundo a montadora.

Apesar do design moderno, há economias visíveis, como os faróis halógenos, presentes até na versão topo de linha. Apenas o DRL é em LED.

Internamente, o acabamento é simples e funcional, com predominância de plástico rígido no painel e nas portas. O isolamento acústico, por outro lado, deixa a desejar, permitindo a entrada de ruídos externos no habitáculo.

Outro detalhe é a ausência de vidros elétricos com função de um toque para descida completa, o que reforça a proposta de custo reduzido.

Motorização e Desempenho

O Citroën Basalt 2025 utiliza o motor 1.0 Turbo de três cilindros com injeção direta, o mesmo encontrado em modelos como Fiat Pulse e Fastback, segundo a montadora.

Ele entrega 130 cv no etanol e 125 cv na gasolina, com 20,4 kgfm de torque a apenas 1.750 rpm. O câmbio é um CVT que simula sete marchas, garantindo acelerações lineares.

No 0 a 100 km/h, por exemplo, o Basalt registra 9,7 segundos, desempenho semelhante ao de outros SUVs 1.0 turbo do mercado.

Além da versão turbo automática, haverá uma opção 1.0 aspirada com câmbio manual, voltada principalmente para frotistas e motoristas de aplicativo.

Espaço interno e porta-malas

O entre-eixos de 2,64 metros garante um bom espaço interno, semelhante ao de sedãs médios como o Toyota Corolla. No banco traseiro, há espaço suficiente para três passageiros, embora a ausência de banco bipartido limite a modularidade.

O porta-malas acaba um dos destaques do modelo. Com 490 litros na medição padrão, ele está entre os maiores da categoria. Na medição com líquidos, a capacidade chega a 566 litros, mas essa não é a referência usual do mercado.

Equipamentos e Tecnologia da Citroën Basalt 2025

O painel de instrumentos digital do Citroën Basalt 2025 acaba similar ao do C3 Aircross, o que traz informações básicas de condução.

A central multimídia conta com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, mas sua tela tem qualidade inferior à de alguns concorrentes da Stellantis, segundo consumidores.

O Basalt não oferece tecnologias avançadas de assistência ao motorista (ADAS), como frenagem automática de emergência ou alerta de saída de faixa. Além disso, não há farol automático, chave presencial ou espelho fotocrômico, mesmo na versão mais cara.

Os airbags são apenas quatro (frontais e laterais), sem proteção de cortina. Esse número é inferior ao de alguns concorrentes diretos.

Consumo e Dirigibilidade

Os dados oficiais de consumo são:

  • Etanol: 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada.
  • Gasolina: 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.

A suspensão foi adaptada pela engenharia brasileira para as condições das vias do país, garantindo um rodar macio e confortável. A direção elétrica, por outro lado, é leve e bem ajustada para o uso urbano.

No entanto, a suspensão pode parecer excessivamente macia em algumas situações, o que pode comprometer a estabilidade em curvas.

Por fim, vale saber que o Citroën Basalt 2025 se posiciona como uma opção acessível para quem busca um SUV espaçoso e econômico, mas sem luxo ou tecnologias avançadas.

Quer mais novidades em 2025? Veja também: Citroën C3 2025 – preço; Conheça o Hatchback que combina estilo, praticidade e tecnologia

Jornalista com mais de 12 anos de experiência, atualmente graduanda em Marketing Digital. Especialista em energia renovável, beleza, tecnologia e receitas, com uma abordagem criativa e apaixonada por compartilhar conhecimento. Dedica-se a inspirar e promover o empoderamento feminino por meio de seus conteúdos.