Renault põe fim à produção de um dos carros mais populares dos anos 2000 no Brasil
Entenda porque o Stepway deixará de ser fabricado no Brasil e a justificativa da montadora para evitar o modelo no país
A Renault confirmou o fim da produção do Stepway Zen 1.0 e da Oroch Outsider 1.3 Turbo no Brasil. O comunicado enviado à rede de concessionárias no dia 21 de janeiro marca o encerramento definitivo da linha Sandero no país após 16 anos de mercado.
Ambos os modelos eram produzidos na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) e seguem disponíveis apenas enquanto durarem os estoques. A montadora, no entanto, manterá versões da Oroch com motor 1.6 SCe aspirado, enquanto o Stepway, que já vinha perdendo espaço, deixa de ser fabricado.
O fim do Stepway e da linha Sandero

Vale lembrar que o Stepway surgiu em 2008 como uma versão aventureira do Sandero e buscou competir com modelos como o Volkswagen CrossFox e o Fiat Palio Weekend Adventure, desde então.
Ao longo dos anos, o modelo passou por diversas reestilizações e alterações mecânicas, incluindo a adoção do motor 1.6 SCe e do câmbio CVT em 2019.
Em 2024, no entanto, a Renault reduziu as opções do modelo, vendendo apenas a versão 1.0 Zen. E com a chegada do SUV Kardian, que vendeu 4.287 unidades em novembro de 2024, por outro lado, as vendas do Stepway despencaram.
No mesmo mês, o hatch emplacou apenas 390 unidades, e caiu para 326 em dezembro. Mesmo assim, o modelo registrou 4.631 unidades vendidas ao longo do último. Com preço sugerido de R$ 86.990, o Stepway segue disponível no site da Renault até o fim dos estoques para compra.
Oroch perde versão 1.3 Turbo, mas segue com motor 1.6
Assim como o Stepway, a Renault também descontinuou a Oroch Outsider 1.3 Turbo, versão mais potente da picape, equipada com motor de 170 cv e câmbio CVT.
O modelo não conseguiu se firmar no mercado, assim como compete diretamente com a Fiat Toro, que dominou a categoria com 53.848 unidades vendidas em 2024, contra apenas 12.886 da Oroch.
Dessa forma, a montadora optou por manter apenas as versões 1.6 SCe da picape, oferecidas nas configurações Pro (R$ 119.990), Intense (R$ 127.200) e Iconic (R$ 133.310), todas com câmbio manual.
Substituição e futuro da Renault no segmento

Por fim, a Renault ressalta em nota que segue investindo em novos modelos para o Brasil.
O modelo Oroch 1.3 Turbo continua listado no site da montadora enquanto houver unidades em estoque. A longo prazo, no entanto, a marca já prepara um substituto mais competitivo.
A partir de 2027, por exemplo, a montadora francesa lançará a picape Niagara. Ela utilizará a plataforma modular RGMP e contará com estrutura para motores híbridos e tração 4×4.
O modelo pretende ser posicionado para competir diretamente com a Toro, Chevrolet Montana e Ford Maverick.
Enquanto isso, o Kardian se consolida como a principal aposta da Renault no segmento de SUVs compactos. Ele ocupa o espaço deixado pelo Stepway e reforça a mudança de estratégia da marca no mercado brasileiro.
Continue lendo por aqui: Renault Duster 2025 – preço; Conheça o novo modelo da SUV sucesso da Renault