Início » Novidades (2025) » Volvo EC40 2025 – preço: antigo C40 promete mais autonomia e potência

Volvo EC40 2025 – preço: antigo C40 promete mais autonomia e potência

O Volvo EC40 2025 substitui o antigo C40 com mais autonomia e eficiência, mas será que mudou algo mais? Veja tudo sobre o SUV elétrico.


O Volvo C40 elétrico mudou de nome em 2025 e agora se chama Volvo EC40. A alteração segue a nova estratégia global da marca, que busca padronizar a nomenclatura dos seus elétricos.

Mas, além do nome, será que algo mais mudou? O design continua o mesmo? E a autonomia, melhorou? Se você está de olho no SUV cupê elétrico da Volvo, confira as informações sobre preços, desempenho e tecnologia do EC40 2025.

Volvo EC40 2025 – preço de cada versão

O Volvo EC40 chega ao mercado brasileiro com as mesmas versões do Volvo EX40: Plus e Ultra.

Volvo EC40 2025 - preço
Foto: Divulgação/Volvo

A versão de entrada, EC40 Plus, tem preço de R$ 334.950 e vem equipada com um motor elétrico traseiro de 238 cv, tração traseira (RWD) e bateria de 69 kWh, garantindo 385 km de autonomia pelo padrão do Inmetro.

A versão topo de linha, EC 40 Ultra, custa R$ 384.950 e traz tração integral (AWD) com dois motores elétricos, que juntos entregam 408 cv. A bateria de 82 kWh permite uma autonomia de 404 km, um ganho de 51 km em relação ao modelo anterior.

O que mudou do Volvo C40 para o Volvo EC40 2025?

Se você esperava um novo design, a realidade é que a mudança do C40 para EC40 foi apenas no nome. A Volvo decidiu renomear seus elétricos para facilitar a diferenciação dos modelos híbridos e a combustão.

Visualmente, a única novidade é a nova cor Sand Dune (imagem abaixo), que foi adicionada à paleta de opções. No interior, dois novos acabamentos também foram introduzidos, mas o layout e os materiais continuam os mesmos.

Novo Volvo EC40 2025
Foto: Divulgação/Volvo

Assim como aconteceu com o Volvo EX40, a autonomia foi a principal melhoria. Sem alterar a mecânica, a Volvo otimizou a eficiência energética do EC40, resultando em um alcance maior com a mesma bateria.

Agora, a autonomia do Volvo EC40 2025 é de 385 km na versão Plus e 404 km na Ultra. O consumo médio divulgado pela Volvo é de 19,4 kWh a cada 100 km rodados.

O tempo de recarga depende do tipo de carregador:

  • Trifásico AC: de 8 a 23 horas.
  • Monofásico AC: até 76 horas para carga completa.

Motorização e desempenho

O EC40 mantém as configurações do C40 elétrico. A versão Plus tem 238 cv, tração traseira e acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.

Foto: Divulgação/Volvo

Enquanto isso, a versão Ultra, com 408 cv e tração integral, faz o mesmo percurso em 4,8 segundos. Ambas as versões têm velocidade máxima limitada a 180 km/h.

Espaço interno e conforto

O Volvo EC40 mantém praticamente as mesmas dimensões do C40, com 4,44 metros de comprimento, 1,87 metros de largura e 1,59 metros de altura.

A distância entre-eixos de 2,70 metros oferece um bom espaço interno, mas o caimento do teto na traseira pode comprometer o conforto para passageiros mais altos.

Foto: Divulgação/Volvo

Na frente, a posição de dirigir continua elevada, sem as mudanças aplicadas nos novos modelos da Volvo. Os bancos dianteiros são amplos e contam com ajustes elétricos.

No banco traseiro, o espaço para as pernas é razoável, mas a altura interna limitada pode ser um problema para quem tem mais de 1,80 m.

O porta-malas mantém 432 litros de capacidade, com abertura e fechamento elétrico. No geral, o EC40 mantém a proposta de um SUV cupê, priorizando o estilo, mas sem grandes mudanças no aproveitamento do espaço interno.

Tecnologia e equipamentos

  • Central multimídia Google com Google Assistant, Google Maps e Google Play Store.
  • Android Auto e Apple CarPlay.
  • Painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas.
  • Câmera 360° e sensores de estacionamento.
  • Bancos elétricos com memória e revestimento premium.
  • Sistema de som Harman Kardon.
  • Pacote completo de segurança, incluindo Pilot Assist e monitoramento de ponto cego.

O Volvo EC40 2025 mantém a identidade do C40, mas entrega mais autonomia e um nome alinhado à nova estratégia global da marca.

Jornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.