Início » Dúvidas Comuns » Problemas mais comuns do Volkswagen Polo relatados por donos e especialistas

Problemas mais comuns do Volkswagen Polo relatados por donos e especialistas

Veja 10 problemas comuns do Volkswagen Polo que esquentam a cabeça dos donos e que são considerados crônicos por muitos deles


Desde seu lançamento, o Volkswagen Polo se consolidou como um dos hatchbacks mais populares do Brasil, no entanto, como qualquer veículo, ele não está livre de problemas.

Relatos de proprietários e especialistas no YouTube apontam para alguns problemas recorrentes que afetam diferentes versões do modelo.

A seguir, listamos os principais defeitos crônicos do Polo, com base em depoimentos de donos e análises técnicas, para ajudar quem pretende comprar o carro ou já enfrenta essas dificuldades.

1. Tampa do porta-malas difícil de fechar está entre os problemas do Volkswagen Polo

Um dos problemas mais citados pelos proprietários do Polo, incluindo modelos mais recentes, é a dificuldade de fechamento da tampa do porta-malas.

O mecanismo de travamento exige que a tampa seja fechada com força, o que pode levar a amassados na lataria com o tempo.

Além disso, caso a tampa não seja fechada corretamente, ela pode travar no primeiro estágio e exigir o uso da chave ou do botão interno para ser destravada.

2. Ruídos internos no porta-malas e no habitáculo

O Volkswagen Polo apresenta ruídos excessivos vindos do porta-malas e do interior do veículo, especialmente após alguns anos de uso.

O tampão do porta-malas, o estepe e até componentes do acabamento traseiro, por exemplo, podem gerar barulhos constantes. A Volkswagen instalou borrachas para minimizar o problema, no entanto, elas tendem a desgastar com o tempo, tornando a situação recorrente.

No habitáculo, painéis de portas e o painel frontal também produzem ruídos devido ao uso de materiais plásticos de menor qualidade.

3. Cavalete de água e válvula termostática com falhas no Volkswagen Polo

O sistema de arrefecimento do Polo, por outro lado, também pode apresentar vazamentos devido ao cavalete de água, que é feito de plástico e tem tendência a rachar com o tempo, segundo os proprietários.

O problema pode levar a perda de líquido de arrefecimento e, em casos extremos, ao superaquecimento do motor. A válvula termostática também pode travar, o que prejudica o controle de temperatura do motor e aumenta o risco de superaquecimento.

4. Bobinas defeituosas e falhas de ignição

O Polo sofre com falhas nas bobinas de ignição, que podem trincar ou queimar prematuramente.

Quando isso acontece, o motor começa a falhar, perde potência e pode até ter dificuldades de partida, segundo especialistas.

O problema é mais comum em veículos com quilometragem mais alta, sendo recomendada a troca das bobinas preventivamente.

5. Vazamento de óleo no sistema do motor

Outro problema frequente no veículo envolve o vazamento de óleo proveniente do antichama, peça responsável por controlar a ventilação dos gases do motor.

Quando o anel de vedação dessa peça perde eficiência, o óleo vaza para a parte inferior do motor, o que deixa o cárter melado.

O problema, no entanto, pode ser solucionado com a substituição da peça, mas deve acontecer com componentes originais, pois versões paralelas têm menor durabilidade.

6. Suspensão frágil e barulhenta

O sistema de suspensão do Polo também acaba alvo de críticas por conta de sua fragilidade. Itens como buchas de balança, batentes, bieletas e barra estabilizadora se desgastam rapidamente, o que gera ruídos e batidas secas.

Muitos proprietários substituem as buchas originais por peças do CrossFox, que são mais resistentes, mas mesmo assim o problema persiste com o tempo.

7. Problemas no motor de partida

problemas Volkswagen Polo

O motor de partida do Polo pode apresentar falhas, especialmente nos modelos equipados com a peça fabricada pela Bosch, que possui nove dentes.

Esse modelo de motor de arranque tem histórico de falhas ao esquentar, o que dificulta a partida do carro. A solução definitiva é substituí-lo pelo motor de 11 dentes da Valeo, que se mostrou mais eficiente e durável.

8. Ruído no câmbio causado pelo rolamento duplo

Alguns donos de Polo relatam ruídos anormais vindos do câmbio, causados pelo desgaste prematuro do rolamento duplo.

Esse componente está localizado dentro da caixa de câmbio e, quando apresenta defeito, pode gerar um custo alto de manutenção devido à complexidade da substituição.

9. Falhas nas maçanetas e travas elétricas

Problemas com as maçanetas externas e travas elétricas também são comuns. Em alguns casos, as portas não destravam corretamente, o que impede que o motorista ou passageiro consiga abrir o carro normalmente.

O mecanismo pode acabar reparado, mas muitas vezes exige a substituição completa da peça, o que gera custos adicionais.

10. Consumo excessivo de óleo nos motores TSI também está entre os problemas do Volkswagen Polo

problemas Volkswagen Polo

Por fim, vale saber que os motores TSI da Volkswagen, incluindo os utilizados no Polo, acabam conhecidos por apresentarem um consumo elevado de óleo lubrificante.

Relatos indicam que o carro pode consumir até 2 litros de óleo a cada 5.000 km. O problema pode ser intensificado pelo uso de lubrificantes fora da especificação recomendada, além de combustíveis de baixa qualidade, que contribuem para a carbonização de componentes internos do motor.

Leia também: Golpes comuns na compra e venda de veículos: como identificar e evitar

Jornalista com mais de 12 anos de experiência, atualmente graduanda em Marketing Digital. Especialista em energia renovável, beleza, tecnologia e receitas, com uma abordagem criativa e apaixonada por compartilhar conhecimento. Dedica-se a inspirar e promover o empoderamento feminino por meio de seus conteúdos.