Basalt T200 Hybrid 2025 – preço; SUV compacto e mais acessível do mercado. Conheça as versões
O Citroën Basalt T200 Hybrid 2025 chega ao mercado como uma das opções mais acessíveis entre os SUVs compactos. Para este ano, a novidade é a introdução da tecnologia híbrida leve, que melhora a eficiência sem alterar a potência do conjunto mecânico.
Além disso, os preços do novo Citroën são descritos como “agressivos“, colocando o carro como um modelo estratégico da montadora no Brasil. A seguir, confira mais especificações sobre o veículo.

Design e dimensões
O Basalt segue a identidade visual da Citroën, mantendo elementos do C3 e do C3 Aircross. Seu grande diferencial é o estilo SUV cupê, com linhas fluidas, teto levemente inclinado e traseira elevada.
A carroceria possui 4,34 metros de comprimento e 2,64 metros de entre-eixos, números próximos aos de concorrentes como Fiat Fastback e Volkswagen Nivus.
O porta-malas é um dos pontos fortes, oferecendo 490 litros de capacidade, superior ao do Nivus (415 L) e próximo ao do Fastback (516 L). Esse volume é mantido mesmo na versão híbrida, que terá a bateria posicionada sob o banco traseiro ou no compartimento de carga.
Motorização e desempenho
O Basalt 2025 é oferecido em três versões:
- Basalt Feel 1.0 MT5: Motor 1.0 Firefly aspirado, com 75 cv e 10,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.
- Basalt Feel Turbo e Shine Turbo: Motor 1.0 Turbo 200 de três cilindros, com 130 cv e 20,4 kgfm, sempre com câmbio CVT que simula sete marchas.
A principal novidade da linha 2025 será o Basalt T200 Hybrid, que adotará um sistema MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) de 12V. Esse sistema utilizará um gerador elétrico integrado para auxiliar o motor a combustão, reduzindo consumo e emissões sem alterar a potência e o torque.
Nos testes, a versão turbo acelerou de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, desempenho próximo ao do Fiat Fastback. O consumo com gasolina ficou em 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada. A versão híbrida tende a apresentar números melhores, aproveitando a regeneração de energia do sistema BSG (Belt Starter Generator).
Equipamentos e versões

O Basalt 2025 traz uma lista de equipamentos competitiva, mas com algumas limitações para manter o preço acessível. Todas as versões contam com painel digital de 7 polegadas, multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, quatro airbags e direção elétrica.
A versão Shine adiciona ar-condicionado digital, piloto automático, bancos revestidos em material premium e sensor de estacionamento traseiro. Contudo, itens como faróis full LED, controle de ponto cego e frenagem autônoma não estão disponíveis, nem como opcionais.
Os preços iniciais são:
- Feel 1.0 MT5 – R$ 89.990
- Feel 1.0 Turbo CVT – R$ 96.990
- Shine 1.0 Turbo CVT – R$ 104.990
- First Edition 1.0 Turbo CVT – R$ 107.390
Para clientes PCD, há descontos que reduzem o valor da versão Feel Turbo para R$ 90.290, com isenção de IPI e ICMS.
O Basalt T200 Hybrid 2025 chega ao mercado mantendo o foco em custo-benefício e acessibilidade, reforçado pela futura versão híbrida. A combinação de preços agressivos, espaço interno e eficiência mecânica o coloca como uma alternativa viável entre os SUVs compactos.