Nova marca chega ao Brasil com 3 modelos de motos e promete bater de frente com BMW e Harley-Davidson
Marca italiana Moto Morini estreia no Brasil com três motos premium e promete rivalizar com BMW, Harley e Triumph. Conheça os modelos.
A marca italiana Moto Morini inicia sua operação no Brasil com a produção de três motos de média e alta cilindrada. A montagem começou em Manaus no início de maio e marca a entrada oficial da fabricante no competitivo mercado brasileiro de motocicletas premium.
Com a ambição de ficar entre as 10 marcas mais vendidas do país nos próximos três anos, a empresa aposta em uma linha de motos que inclui estilos naked, trail e custom. O lançamento ao público será no Festival Interlagos, no fim de maio.
Moto Morini no Brasil terá produção local com peças italianas
A estratégia da Moto Morini para o Brasil envolve produção nacional com componentes importados da Itália.

A montagem das motos acontece na Zona Franca de Manaus e já conta com parte dos itens nacionalizados. Segundo a empresa, isso deve garantir maior disponibilidade de peças e agilidade no pós-venda.
Os investimentos iniciais somam R$ 250 milhões, com foco em montagem, logística, estrutura da cadeia de distribuição e construção da rede de concessionárias.
O plano envolve também a nacionalização gradual, principalmente com a futura entrada de modelos de menor cilindrada.
Os três modelos da Moto Morini que chegam ao Brasil
A estreia da marca no país terá as motos Seiemmezzo, X-Cape e Calibro, todas equipadas com motores entre 650 e 700 cilindradas. A proposta é disputar espaço com concorrentes consolidadas no mercado como BMW, Triumph, Royal Enfield e Harley-Davidson.
Seiemmezzo – Naked versátil com apelo urbano e scrambler
Disponível em duas versões (STR e SCR), a Seiemmezzo tem motor de 650 cc, com 60 cavalos e torque de 5,4 kgfm.

A versão STR tem design urbano, enquanto a SCR se destaca por guidão elevado e pneus mistos, características típicas de motos scrambler. Ambas atingem até 170 km/h.
A concorrência direta da Seiemmezzo no Brasil inclui a Honda CB 650R, vendida atualmente por R$ 52.590.
X-Cape – Trail para uso misto com estilo aventureiro
A X-Cape é uma moto que compartilha o mesmo motor da Seiemmezzo, mas se diferencia pela proposta trail.

Com rodas de 19” na dianteira e freios Brembo, a moto é indicada para o uso misto e promete bom desempenho em trajetos urbanos e estradas com obstáculos leves.
Um dos destaque dos recursos tecnológicos do modelo é o painel TFT de 7 polegadas. No mercado brasileiro, ela entra em uma faixa de disputa com Triumph Tiger Sport 660 e BMW F 800 GS, motos que custam a partir de R$ 56.990 e R$ 66.900, respectivamente.
Calibro – Custom com pegada touring
A Calibro é a aposta da Morini para o segmento custom. O motor de 693 cilindradas entrega 70 cv e 6,8 kgfm de torque.

O design inclui pedaleiras avançadas e iluminação full LED. O painel é mais simples, com conta-giros analógico e tela digital para informações básicas.
A Calibro terá ainda uma versão com maletas laterais e para-brisa elevado. O modelo mira diretamente na Royal Enfield Super Meteor 650, que hoje custa cerca de R$ 34.990.
Conhecendo a Moto Morini
Fundada em 1937 em Bolonha, na Itália, a Morini foi reconstruída após a Segunda Guerra Mundial. Confira alguns destaques relacionados à marca italiana:
- Sede atual em Trivolzio (Lombardia), com parte da produção na China (Taizhou)
- Portfólio global com mais de 12 modelos
- Presente em 55 países
- Foco em motos entre 350 cc e 1.200 cc nos estilos touring, adventure, trail, naked e custom
A chegada ao Brasil vem acompanhada da abertura de lojas físicas. As primeiras concessionárias abrirão em julho de 2025 em São Paulo, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos.
Em 2026, a expansão atinge o restante do Sudeste e o Distrito Federal. A Região Sul receberá as primeiras unidades em 2027.