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Nova marca chega ao Brasil com 3 modelos de motos e promete bater de frente com BMW e Harley-Davidson

Marca italiana Moto Morini estreia no Brasil com três motos premium e promete rivalizar com BMW, Harley e Triumph. Conheça os modelos.


A marca italiana Moto Morini inicia sua operação no Brasil com a produção de três motos de média e alta cilindrada. A montagem começou em Manaus no início de maio e marca a entrada oficial da fabricante no competitivo mercado brasileiro de motocicletas premium.

Com a ambição de ficar entre as 10 marcas mais vendidas do país nos próximos três anos, a empresa aposta em uma linha de motos que inclui estilos naked, trail e custom. O lançamento ao público será no Festival Interlagos, no fim de maio.

Moto Morini no Brasil terá produção local com peças italianas

A estratégia da Moto Morini para o Brasil envolve produção nacional com componentes importados da Itália.

Marca Moto Morini chega ao Brasil com 3 modelos
Calibro Bagger. Foto: Divulgação/Moto Morini

A montagem das motos acontece na Zona Franca de Manaus e já conta com parte dos itens nacionalizados. Segundo a empresa, isso deve garantir maior disponibilidade de peças e agilidade no pós-venda.

Os investimentos iniciais somam R$ 250 milhões, com foco em montagem, logística, estrutura da cadeia de distribuição e construção da rede de concessionárias.

O plano envolve também a nacionalização gradual, principalmente com a futura entrada de modelos de menor cilindrada.

Os três modelos da Moto Morini que chegam ao Brasil

A estreia da marca no país terá as motos Seiemmezzo, X-Cape e Calibro, todas equipadas com motores entre 650 e 700 cilindradas. A proposta é disputar espaço com concorrentes consolidadas no mercado como BMW, Triumph, Royal Enfield e Harley-Davidson.

Seiemmezzo – Naked versátil com apelo urbano e scrambler

Disponível em duas versões (STR e SCR), a Seiemmezzo tem motor de 650 cc, com 60 cavalos e torque de 5,4 kgfm.

Seiemmezzo SCR
Seiemmezzo SCR.

A versão STR tem design urbano, enquanto a SCR se destaca por guidão elevado e pneus mistos, características típicas de motos scrambler. Ambas atingem até 170 km/h.

A concorrência direta da Seiemmezzo no Brasil inclui a Honda CB 650R, vendida atualmente por R$ 52.590.

X-Cape – Trail para uso misto com estilo aventureiro

A X-Cape é uma moto que compartilha o mesmo motor da Seiemmezzo, mas se diferencia pela proposta trail.

Com rodas de 19” na dianteira e freios Brembo, a moto é indicada para o uso misto e promete bom desempenho em trajetos urbanos e estradas com obstáculos leves.

Um dos destaque dos recursos tecnológicos do modelo é o painel TFT de 7 polegadas. No mercado brasileiro, ela entra em uma faixa de disputa com Triumph Tiger Sport 660 e BMW F 800 GS, motos que custam a partir de R$ 56.990 e R$ 66.900, respectivamente.

Calibro – Custom com pegada touring

A Calibro é a aposta da Morini para o segmento custom. O motor de 693 cilindradas entrega 70 cv e 6,8 kgfm de torque.

Calibro Bagger Moto Morini
Calibro Bagger. Foto: Divulgação/Moto Morini

O design inclui pedaleiras avançadas e iluminação full LED. O painel é mais simples, com conta-giros analógico e tela digital para informações básicas.

A Calibro terá ainda uma versão com maletas laterais e para-brisa elevado. O modelo mira diretamente na Royal Enfield Super Meteor 650, que hoje custa cerca de R$ 34.990.

Conhecendo a Moto Morini

Fundada em 1937 em Bolonha, na Itália, a Morini foi reconstruída após a Segunda Guerra Mundial. Confira alguns destaques relacionados à marca italiana:

  • Sede atual em Trivolzio (Lombardia), com parte da produção na China (Taizhou)
  • Portfólio global com mais de 12 modelos
  • Presente em 55 países
  • Foco em motos entre 350 cc e 1.200 cc nos estilos touring, adventure, trail, naked e custom

A chegada ao Brasil vem acompanhada da abertura de lojas físicas. As primeiras concessionárias abrirão em julho de 2025 em São Paulo, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos.

Em 2026, a expansão atinge o restante do Sudeste e o Distrito Federal. A Região Sul receberá as primeiras unidades em 2027.

Jornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.