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BYD traz novidade e carro “popular” da marca tem redução de preço e produção nacional

BYD amplia produção no Brasil e reduz o preço do seu carro elétrico de entrada. Veja como a nova fábrica pode impactar o mercado nacional.


A BYD anunciou uma redução de preço no seu principal carro elétrico de entrada, o Dolphin Mini, ao mesmo tempo em que deu início à produção nacional do modelo.

As novidades fazem parte da estratégia da marca chinesa para ampliar sua atuação no mercado brasileiro. A fabricante passa a produzir veículos elétricos em sua planta de Camaçari (BA), reduzindo custos e fortalecendo sua presença local.

Produção nacional fortalece presença da BYD no Brasil

A fábrica de Camaçari, na Bahia, foi o local escolhido pela BYD para montar o Dolphin Mini, que será o primeiro carro elétrico da marca a ser produzido no Brasil. Além dele, a planta também será responsável pela montagem dos modelos Song Pro e King.

BYD Dolphin Mini será o primeiro carro elétrico feito em série no Brasil. Foto: Divulgação

O processo de produção segue o formato SKD (Semi Knock Down), no qual as peças chegam parcialmente montadas da China e são finalizadas no país.

As primeiras unidades de teste do Dolphin Mini nacional já foram concluídas, e a operação regular da linha está prevista para começar em breve.

BYD Dolphin Mini chega com visual renovado e preço menor

O BYD Dolphin Mini, atualmente o carro elétrico mais vendido do Brasil, recebeu pequenas atualizações visuais na linha 2026.

Foto: Divulgação/BYD

Entre as mudanças estão rodas com novo desenho, pneus Hankook voltados para veículos elétricos e a chegada da nova cor Azul Glacial (imagem acima), que passa a integrar a paleta já composta por verde, branco e preto.

Além disso, o modelo passa a ser vendido exclusivamente na versão de cinco lugares, uma vez que a configuração de quatro lugares sairá de linha após o fim dos estoques.

O preço do BYD Dolphin Mini caiu de R$ 122.800 para R$ 119.990, uma redução de R$ 2.810. O SUV híbrido Song Pro também foi reajustado, passando a custar R$ 199.990 na versão GS, R$ 4.810 a menos que antes.

Desempenho e autonomia do Dolphin Mini

Voltado para o uso urbano, o Dolphin Mini mantém o motor elétrico dianteiro que entrega 75 cv e torque de aproximadamente 13,8 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em torno de 14,9 segundos, e a velocidade máxima é de 130 km/h.

A bateria Blade, com capacidade bruta de 38,8 kWh, proporciona autonomia de 280 km no ciclo Inmetro, podendo chegar a até 340 km em condições favoráveis de uso urbano.

Equipamentos de série do BYD Dolphin Mini

Mesmo posicionado como o carro mais acessível da marca no Brasil, o Dolphin Mini traz uma lista de equipamentos interessante para o segmento. Entre os principais itens de série estão:

  • Seis airbags
  • Rodas de 16 polegadas
  • Faróis de LED com acendimento automático
  • Controle de cruzeiro
  • Ajuste elétrico do banco do motorista
  • Câmera 360 graus
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Sistema de chave presencial e partida por botão
  • Painel digital de 7 polegadas
  • Central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Atualizações remotas de software

Ficha técnica do BYD Dolphin Mini 2026

EspecificaçãoDetalhes
Preço sugeridoR$ 119.990
MotorElétrico dianteiro, 75 cv
Torque máximo13,8 kgfm
BateriaBlade, 38,8 kWh brutos
Autonomia (Inmetro/real)280 km / até 340 km
Aceleração (0 a 100 km/h)14,9 segundos
Velocidade máxima130 km/h
TraçãoDianteira
Rodas/Pneus16 polegadas / pneus Hankook para EVs
FreiosA disco nas quatro rodas
SuspensãoIndependente (dianteira e traseira)
Equipamentos principaisSeis airbags, câmera 360°, faróis de LED, controle de cruzeiro, multimídia com Android Auto/Apple CarPlay sem fio

Crescimento das vendas e expansão global da BYD

O Dolphin Mini já passou de mais de 35 mil unidades vendidas no Brasil em pouco mais de um ano e quatro meses, consolidando o modelo como o elétrico mais vendido do mercado nacional.

No cenário global, a BYD celebrou a produção de 1 milhão de unidades do Dolphin Mini, marca atingida em menos de três anos na fábrica de Xi’an, na China. O volume coloca o modelo como o elétrico da categoria A00 com produção mais rápida no mundo.

Jornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.