Este modelo de 2015 é uma das melhores compras de usados do momento por menos de R$ 40; completo
Ford Ka 2015 é destaque no mercado de usados. Veja por que a versão 1.5 SEL se destaca para quem procura um modelo acessível
O Ford Ka 2015, especialmente na versão 1.5 SEL manual, surge como uma das alternativas mais equilibradas por até R$ 40 mil no mercado de usados.
Mesmo após a Ford ter deixado de fabricar carros no Brasil, o modelo mantém boa liquidez e interesse no mercado. E não é à toa: entrega desempenho, economia, segurança e conforto que ainda fazem sentido dez anos depois do seu lançamento.
Motor, desempenho e consumo do Ford Ka 2015

Primeiramente, vale saber que o Ford Ka 2015 acabou vendido com duas motorizações principais: 1.0 três cilindros e 1.5 quatro cilindros.
A versão 1.5 entrega até 110 cv no etanol e 105 cv na gasolina, com torque de até 14,6 kgfm. Isso permite aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 10,5 segundos, desempenho acima da média para hatches compactos.
Mesmo com esse desempenho, o carro mantém bons números de consumo. A versão 1.5 registra médias de até 14 km/l na estrada com gasolina.
Já o motor 1.0, apesar de menos ágil, é mais econômico, fazendo até 15 km/l na estrada. Ambos utilizam câmbio manual de cinco marchas, com engates curtos e bem definidos.
Equipamentos e segurança
Na versão SEL, o Ka oferece um pacote completo para um compacto da época:
- airbag duplo;
- freios ABS;
- controle de tração;
- controle de estabilidade;
- assistente de partida em rampa;
- direção elétrica;
- ar-condicionado;
- sistema de som com Bluetooth;
- faróis de neblina.
Há ainda chave canivete, vidros e travas elétricas, e comando interno de abertura do porta-malas. O sistema multimídia é simples, com tela pequena, mas cumpre sua função.
O modelo também conta com estrutura com boa rigidez torcional, o que ajuda na segurança passiva.
Espaço interno e conforto do Ford Ka 2015

Apesar do porte compacto, o Ford Ka 2015 acomoda bem até quatro adultos. O espaço traseiro é suficiente para dois passageiros com conforto.
O banco traseiro tem inclinação adequada e o túnel central é baixo. No entanto, o encosto de cabeça e o cinto de três pontos acabam oferecidos apenas para os passageiros das laterais.
Na frente, a ergonomia é um dos destaques. O banco do motorista tem ajuste de altura, o volante tem boa pegada (com ajuste de altura, mas não de profundidade) e os comandos ficam ao alcance.
A direção elétrica e o câmbio bem posicionado, por exemplo, contribuem para uma condução leve no dia a dia.
Visual, acabamento e praticidade
O visual do Ka 2015, por outro lado, é discreto, sem exageros.
- Dianteira segue a identidade global da Ford da época, enquanto a traseira é limpa e com desenho funcional.
- Porta-malas tem 257 litros, compatível com o segmento, mas pode não atender quem precisa de espaço para viagens com bagagem.
- Acabamento simples, com predominância de plástico duro, mas há reforços de tecido nas portas nas versões mais caras.
- Painel pequeno e com informações limitadas nas versões de entrada. Há vários porta-objetos no interior, incluindo nichos incomuns para a categoria.
Manutenção, mercado e custo-benefício

Por fim, vale saber que a manutenção do Ka é simples e o custo é baixo.
O motor 1.0, por exemplo, usa correia banhada a óleo, com durabilidade prevista de até 240 mil km, o que reduz despesas ao longo do tempo.
O motor 1.5 também é confiável e barato de manter. Mesmo após o fim das atividades da Ford no Brasil, o mercado de peças segue abastecido, com boa oferta paralela e desmanches.
No mercado de usados, o Ford Ka 2015 aparece com preços entre R$ 35 mil e R$ 40 mil. A versão 1.5 SEL oferece um dos pacotes mais completos da categoria nesse valor, o que justifica seu apelo.
Mesmo com os anos passando, ele ainda é uma das compras mais interessantes para quem procura um compacto completo por um preço acessível.
Não deixe de ler também: 5 sedãs usados para comprar em 2025 pelo preço de um hatch novo