CNH Suspensa ou Cassada: Como Recuperar Sua Carteira
A perda de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode acontecer no Brasil de duas maneiras diferentes: por meio da suspensão ou cassação do documento. Isso acontece de forma frequente com motoristas que cometem infrações graves no trânsito.
Cada uma dessas penalidades tem consequências distintas, e saber o que fazer em cada caso é essencial para regularizar a situação. A seguir, saiba como recuperar a CNH nestes casos e entenda a diferença das duas abordagens.
Diferenças entre CNH Suspensa e Cassada
A suspensão da CNH ocorre quando o motorista acumula infrações de trânsito que ultrapassam o limite de pontos permitido em um período de 12 meses. No entanto, a penalidade é temporária e varia de 6 meses a 2 anos, de acordo com as infrações cometidas.
Além disso, a suspensão pode ocorrer tanto por excesso de pontos quanto por infrações específicas, tais como: direção sob efeito de álcool, participação de rachas ou ultrapassagem perigosa.
Por outro lado, a cassação é uma punição mais severa, aplicada quando o motorista é flagrado dirigindo com a CNH suspensa ou quando há reincidência em infrações gravíssimas no período de 12 meses. Quando a CNH é cassada, o condutor perde o direito de dirigir por pelo menos dois anos e, após esse período, precisa passar por todo o processo de habilitação novamente, como se fosse tirar a carteira pela primeira vez.
Como recuperar a CNH suspensa?
O processo de recuperação de uma CNH suspensa é uma dúvida comum entre os motoristas brasileiros. Para isto, é necessário seguir algumas etapas obrigatórias, que variam de acordo com a infração cometida e o tempo de suspensão. Entenda a seguir com o passo a passo:
- Cumprir o prazo de suspensão: Durante o período estipulado, o motorista fica proibido de dirigir qualquer tipo de veículo. Caso seja flagrado dirigindo durante esse período, a penalidade pode se agravar e a CNH pode ser cassada, aumentando o tempo sem o direito de dirigir.
- Fazer o curso de reciclagem: Após cumprir o prazo de suspensão, o motorista deve se inscrever em um curso de reciclagem oferecido pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Esse curso tem uma carga horária de 30 horas, com conteúdo focado em legislação de trânsito, direção defensiva e primeiros socorros.
- Realizar a prova teórica: Ao concluir o curso de reciclagem, o condutor precisa passar por uma prova teórica que aborda os temas estudados. Para ser aprovado, é necessário acertar pelo menos 70% das questões.
- Aguardar a regularização da CNH: Após a aprovação no exame, o motorista deve aguardar a liberação do seu documento pelo Detran, o que pode levar alguns dias. Só então ele estará apto a voltar a dirigir.
Evite Problemas com a CNH
Acontece que, no caso da CNH cassada, o motorista deverá começar do zero seu processo de habilitação – com aulas e provas no Detran. Por isso, o recomendado é respeitar o máximo possível as regras de trânsito.
Lembrando que a pontuação varia de acordo com a gravidade das infrações: leves geram 3 pontos, médias 4, graves 5, e gravíssimas 7 pontos. Motoristas que atingirem 20 pontos, com duas ou mais infrações gravíssimas, terão a CNH suspensa. Se houver apenas uma infração gravíssima, o limite sobe para 30 pontos, e se não houver nenhuma gravíssima, o limite é de 40 pontos.
Com estas dicas e etapas, fica ainda mais claro como funcionam as regras acercas da CNH e também o processo para recuperá-la.