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Carros Elétricos PCD: Realidade ou Futuro Distante?


Há alguns anos, o mercado de carros elétricos tem crescido no Brasil. Contudo, será que a mesma situação se aplica aos veículos adaptados para pessoas com deficiência? Mesmo com opções, a variedade de veículos disponíveis ainda são limitadas.

Vale lembrar que as mesmas regras voltadas para o público CPD se aplicam aos veículos eletrônicos, tais como isenção de impostos como IPI, ICMS, IPVA e IOF para PCDs. Ainda assim, existem restrições de valor que dificultam a aquisição deste tipo de carro. Entenda melhor o cenário neste conteúdo.

As barreiras de um carro elétrico PCD

Acontece que, no Brasil, o custo de um carro elétrico ainda é alto, o que o torna ainda mis inacessível. Neste caso, os veículos ultrapassam as condições necessárias para que haja a isenção dos impostos descrita por lei.

Lembrando que, no caso do IPI, por exemplo, é preciso que o carro custe até R$ 200 mil, enquanto o ICMS exige um valor de até R$ 120 mil. No cenário de carros elétricos ou híbridos, essa faixa de preço é difícil de ser enquadrada.

Ainda assim, existem montadoras como BYD e GWM que têm se atualizado perante suas demandas e surgem como pioneiras nos modelos acessíveis. A questão volta a ser um problema quando se trata de recarga – que também enfrentam questões de acessibilidade para pessoas de mobilidade reduzida.

Acessibilidade e carros elétricos para PCDs

A depender de alguns estados do Brasil, pontos de abastecimento elétrico desse tipo de carro costumam se concentrar nas cidades grandes. E, falando desses postos, é importante destacar a dificuldade na prática que pode ser enfrentada por pessoas com deficiência, como a altura dos pontos de recarga e até mesmo o peso dos cabos.

Por outro lado, a tecnologia, conforto e maior espaço interno estão entre as vantagens deste tipo de veículo. Na prática, o carro elétrico pode ser mais facilmente adaptável à rotina de pessoas com mobilidade reduzida, promovendo também segurança ao condutor e/ou usuário. No mercado atual, dois modelos de veículos elétricos se destacam para este tipo de público:

BYD Dolphin Mini

Considerado o primeiro carro elétrico para o público PCD no mercado brasileiro, este veículo é beneficiado com isenção do ICMS e também do IPI, com as respectivas variações: opção compacta na cor preta com quatro lugares (R$ 99,8 mil) e modelo de cinco lugares em todas as cores (R$ 101,8 mil).

Um dos diferenciais do veículo é o sistema de câmeras instaladas, que facilita ainda mais a direção. Além disso, suas especificações são de 75 cv de potência e 135 Nm de torque, acelerando de 0 a 100km/h em 14,9 segundos, chegando à velocidade máxima de 130km/h.

GWM Ora 03

Este é um veículo adaptado lançado pela GWM, que foi agraciado com a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI. Seu preço de tabela está em R$ 150.000, mas pode ser ofertado por R$ 129.600 devido os benefícios fiscais.

Descrito como um hatch médio, este carro é equipado com motor elétrico, 171 cv de potência e 250 Nm de torque, chegando de 0 a 100km/h em 8,2 segundos.

Mudanças necessárias na legislação

Como se pode ver, as opções de carros elétricos para pessoas com deficiência no Brasil ainda são limitadas. Um dos principais motivos é a produção nacional, já que esse é um dos requisitos das isenções fiscais.

O cenário caminha para uma mudança a partir da inauguração das fábricas da BYD e GWM no Brasil, que tornaram possível a comercialização destes veículos. Outra questão neste cenário é a ausência de uma legislação que exija a produção de veículos elétricos adaptados para PCDs – fator que depende também da movimentação pública.