Início » Últimas Notícias » Credencial para Motoristas estacionarem carro PCD agora é digital; conheça

Credencial para Motoristas estacionarem carro PCD agora é digital; conheça

Conheça o novo sistema de credencial digital para estacionamento PCD, com instruções para emissão e uso.


A credencial de estacionamento para motoristas com deficiência (PCD) foi recentemente digitalizada e agora pode ser emitida através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

A mudança busca modernizar e facilitar o processo, segundo o governo, já que antes o documento precisava ser emitido pelos estados e municípios. Neste conteúdo, portanto, exploramos tudo sobre o assunto para você se manter informado!

Credencial Para Motoristas PCD Digital: Como Funciona e Quem Pode Solicitar

A digitalização da credencial PCD Digital é o mesmo documento já impresso em anos anteriores. Ela funciona através da Carteira Nacional de Trânsito e fica disponível no próprio aplicativo.

Para solicitar o documento, no entanto, o usuário precisa ter cadastro no gov.br, que é gratuito. Também precisa realizar a emissão pelo próprio aplicativo da Carteira.

Vale lembrar que o sistema identifica automaticamente a elegibilidade, assim como verifica se o usuário é idoso (acima de 60 anos) ou está registrado no banco de dados federal como pessoa com deficiência.

Após a emissão, a credencial acaba vinculada a um veículo, que pode ser do próprio usuário ou de terceiros. Essa associação é essencial para que a credencial seja reconhecida durante a fiscalização e alterada sempre que necessário.

Além da versão digital, no entanto, também existe a opção de emissão impressa, disponível online pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito. Neste caso será necessário acessar o site pela internet.

Benefícios da Digitalização para Idosos e Pessoas com Deficiência

Benefícios da Digitalização
Benefícios da Digitalização| Foto: Detran ES

A digitalização da credencial de estacionamento traz diversas vantagens, especialmente para idosos e PCDs.

No caso dos idosos, por exemplo, o documento acaba vitalício, dispensando a necessidade de renovação a cada cinco anos, como era exigido anteriormente.

Para as pessoas com deficiência, no entanto, a validade permanece enquanto o indivíduo estiver registrado na base de dados oficial.

Outro benefício importante é que a credencial PCD digital acaba válida em qualquer cidade do país. Isso facilita a mobilidade e evita o desgaste de ter que renovar ou revalidar o documento em diferentes municípios.

Facilidade na Fiscalização e Limitações do Novo Sistema

Por fim, vale saber que a credencial digital facilita a fiscalização. Em vez de exibir o documento físico no painel do carro, o motorista apenas precisa ter a credencial PCD digital vinculada ao veículo e presente no aplicativo da carteira nacional de trânsito.

Dessa forma, ela pode acabar verificada pelos agentes de trânsito no próprio sistema. Isso garante maior praticidade e segurança tanto para os motoristas quanto para os agentes de fiscalização.

Entretanto, uma limitação do novo sistema é que a credencial só pode estar associada a um único veículo de cada vez. Essa regra pode ser um empecilho para usuários que dependem de diferentes veículos para locomoção, por exemplo.

Apesar disso, a possibilidade de alterar a vinculação do veículo oferece alguma flexibilidade dentro desse limite.

Jornalista há mais de 12 anos, formada pela Faculdade Santa Amélia - Unisecal, pós graduanda em Marketing Digital e redatora SEO da WebGo Content.