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Autonomia dos carros elétricos mais vendidos no Brasil; veja os 5 modelos que podem ir longe

Saiba quais são os números de autonomia dos cinco carros elétricos mais vendidos do Brasil. Qual será que se sai melhor?


O mercado de carros elétricos no Brasil vive um momento de consolidação, e um dos pontos que mais gera interesse nesses modelos é a questão da autonomia.

A seguir, veja quais foram os carros elétricos mais vendidos no primeiro trimestre de 2025 e o que oferecem em termos de autonomia.

Quais são os 5 carros elétricos mais vendidos do Brasil?

Autonomia dos carros elétricos mais vendidos no Brasil

Segundo dados de emplacamentos do primeiro trimestre de 2025, os cinco modelos 100% elétricos mais vendidos no país foram:

  1. BYD Dolphin Mini – 6.554 unidades
  2. BYD Dolphin – 1.960 unidades
  3. Volvo EX30 – 909 unidades
  4. GWM Ora 03 – 814 unidades
  5. BYD Yuan (Plus e Pro) – 620 unidades

BYD Dolphin Mini

O Dolphin Mini é o carro elétrico mais vendido do país, responsável por mais da metade dos emplacamentos de elétricos a bateria.

Foto: Divulgação

Seu conjunto mecânico traz motor de 75 cv e torque de 13,8 kgfm, além de bateria Blade de 38 kWh. A autonomia oficial é de 280 km, mas em uso urbano pode superar os 300 km com facilidade.

Voltado ao uso urbano, tem desempenho modesto: acelera de 0 a 100 km/h em 14,5 segundos e atinge 130 km/h. A recarga rápida (DC) permite carga de 30% a 80% em 30 minutos, enquanto a lenta (AC) pode levar até seis horas.

Apesar do espaço traseiro bem aproveitado, tem apenas quatro lugares (há versão de cinco). O porta-malas é limitado, com 230 litros.

BYD Dolphin

Com 95 cv de potência e 18,3 kgfm de torque, o BYD Dolphin oferece melhor desempenho que o Mini, acelerando de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atingindo 160 km/h. A bateria é de 44,9 kWh líquidos, com autonomia homologada de 291 km.

BYD Dolphin GS| Foto: Divulgação

No uso urbano, o modelo pode alcançar até 375 km de autonomia, com consumo médio de 8,3 km/kWh. Em rodovias, a autonomia fica próxima dos 290 km, segundo testes práticos.

A recarga vai até 60 kW em DC e até 6,6 kW em AC, com carregamento de 10% a 80% em cerca de 35 minutos nos pontos rápidos.

O Dolphin é equipado com modos de condução e regeneração, além de itens como câmera panorâmica e sensores de estacionamento. A proposta é urbana, com conforto e eficiência no trânsito, além de consumo equilibrado.

Volvo EX30

O SUV compacto da Volvo se destaca pela performance. Com motor traseiro de 272 cv e 35 kgfm de torque, acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos.

A versão de entrada tem bateria LFP de 51 kWh e autonomia de 250 km, enquanto as versões intermediária e topo usam bateria NMC de 69 kWh, com alcance de até 338 km.

O EX30 mede 4,23 metros de comprimento e conta com 320 litros de porta-malas. O modelo não tem opção de tração integral por enquanto; a versão com dois motores chegará apenas no próximo ano. Os preços vão de R$ 229.950 a R$ 299.950, com reajustes recentes.

A combinação de desempenho elevado com bom alcance faz do EX30 uma opção mais premium entre os modelos mais vendidos.

GWM Ora 03

O GWM Ora 03 está disponível nas versões Skin (bateria de 48 kWh) e GT (bateria de 63 kWh). A autonomia oficial é de 232 km na versão Skin e 295 km na GT — esta última sofreu redução após receber um estepe. Antes, a versão GT tinha alcance de 319 km.

Foto: Divulgação

Ambas compartilham o mesmo motor elétrico de 171 cv e 25,5 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 8,2 segundos. Os preços variam entre R$ 159 mil e R$ 187 mil.

O modelo traz conectividade via aplicativo, que permite monitorar e controlar diversas funções do carro. Apesar das melhorias na linha 2025, o destaque negativo vai para a queda de autonomia na versão mais cara.

BYD Yuan (Plus e Pro)

O BYD Yuan Pro (imagem abaixo) traz motorização mais robusta, com 177 cv de potência e 29,5 kgfm de torque. No teste prático, fez de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos, ainda que o número oficial seja de 7,9 segundos. A bateria é Blade, com capacidade de 45,1 kWh.

BYD Yuan Pro
Foto: Divulgação

A autonomia homologada é de 250 km, mas em ambiente urbano pode chegar a 360 km, com consumo médio de 8 km/kWh. Em rodovias, o consumo aumenta significativamente, com desempenho inferior ao do Dolphin.

A recarga em corrente contínua vai até 60 kW (de 20% a 80% em cerca de 28 minutos), e em corrente alternada, o limite é de 6,6 kW. A direção precisa e a suspensão confortável favorecem o uso urbano. Apesar do bom desempenho, a eficiência na estrada deixa a desejar.

Por fim, vale destacar que os dados de autonomia dos carros elétricos informados no decorrer do texto são de acordo com informações do Inmetro.

Jornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.