BMW 130i preço em 2025 – vale a pena comprar esse ícone da marca alemã usado?
Descubra o preço da BMW 130i em 2025, os principais pontos técnicos e se ainda vale a pena investir nesse hatch esportivo.
A busca pelo preço da BMW 130i em 2025 não é apenas uma curiosidade de mercado, mas também um termômetro do valor que esse hatch de tração traseira mantém entre os entusiastas.
Lançado como topo de linha do Série 1 com motor seis cilindros aspirado, o modelo segue como uma das opções mais interessantes — e exigentes — no mercado de usados. Confira abaixo uma análise da BMW 130i 2012 com câmbio automático.
Preço da BMW 130i em 2025
Segundo a Tabela FIPE, o preço da BMW 130i em 2025 para o modelo 2012 com câmbio automático é de R$ 94.660,00. Vale destacar que esse é o modelo analisado nos tópicos abaixo.

Mas para quem deseja saber outros preços do modelo, os valores atuais do hatch esportivo com câmbio automático por ano de fabricação são os seguintes:
- 2011: R$ 91.182,00
- 2010: R$ 86.972,00
- 2009: R$ 81.614,00
- 2008: R$ 79.465,00
- 2007: R$ 77.527,00
Destaques técnicos e comportamento dinâmico
A BMW 130i é equipada com o motor N52B30: um 3.0 de seis cilindros em linha, totalmente aspirado, com 265 cavalos de potência e 32,5 kgfm de torque.
Sua tração traseira e o câmbio automático ZF de seis marchas entregam uma condução precisa e envolvente, especialmente em modo manual.
A suspensão independente com braços em alumínio é rígida e focada em desempenho, o que se reflete em ótima estabilidade, mas um rodar desconfortável em vias irregulares.
O carro ainda conta com preparação M Sport, incluindo freios e acabamento esportivos, reforçando seu apelo de hatch premium com espírito esportivo.
Consumo e desempenho da BMW 130i
De acordo com a BMW, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos. Com combustível de menor qualidade, esse número pode subir ligeiramente, mas ainda garante boa resposta.

O consumo urbano fica entre 5 e 6 km/l, enquanto na estrada é possível chegar a médias de 10 km/l com condução tranquila.
Embora não seja um carro econômico, o consumo está dentro do esperado para um esportivo aspirado de seis cilindros.
Equipamentos e interior
O modelo é bem equipado, especialmente para sua época:
- Bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos (motorista com memória)
- Ar-condicionado digital dual zone
- Central iDrive com navegador e informações do veículo
- Volante multifuncional com paddle-shifts
- Teto solar, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor fotocrômico
O interior mistura materiais macios e plásticos duros, com acabamento superior à média do segmento na época. Por outro lado, o espaço traseiro é bastante limitado e o porta-malas de 330 litros atende apenas o essencial.
Problemas crônicos e manutenção
Apesar de seu motor ser confiável, a manutenção da 130i exige atenção e preparo financeiro. O carro não deve ser levado a concessionárias, devido ao alto custo de mão de obra. Oficinas especializadas são a alternativa ideal.
Alguns pontos críticos que merecem atenção são os seguintes:
- Bomba d’água elétrica + termostato: substituição pode passar de R$ 5.000
- Bobinas de ignição: falham com frequência, mas têm baixo custo individual
- Forro do teto: comum apresentar descolamento
- Suspensão rígida: sofre mais em vias brasileiras e exige manutenção constante
- Troca de óleo do câmbio e diferencial: recomendadas, embora não previstas pela montadora
- Peças: há boa oferta no mercado paralelo, mas preços seguem elevados
No vídeo abaixo você pode conferir uma análise sobre os pontos positivos e negativos da BMW 130i 2012 com câmbio automático:
Vale a pena comprar uma BMW 130i em 2025?
Antes de decidir pela compra, é essencial avaliar os seguintes pontos:
- ✔️ Conjunto mecânico único: seis cilindros aspirado com tração traseira.
- ✔️ Experiência ao dirigir: entrega sensação analógica e prazerosa, rara em carros modernos.
- ✔️ Valor de revenda em alta: principalmente para modelos bem conservados.
- ❗Manutenção especializada obrigatória: não é um carro para quem busca praticidade.
- ❗Peças caras: mesmo fora da rede autorizada, o custo de propriedade é elevado.
- ❗Espaço interno limitado: mais indicado para solteiros ou casais sem filhos.
Se você busca um carro esportivo, com personalidade e mecânica clássica — e está ciente dos custos de manter esse tipo de projeto —, a BMW 130i pode sim ser uma boa compra em 2025.
Mas é preciso fugir dos exemplares mal cuidados e entender que o preço da BMW 130i em 2025 na Tabela Fipe não reflete apenas seu valor de mercado, mas também o comprometimento que ela exige de seu proprietário.