Carro Elétrico tem custo de manutenção baixo? Mitos e verdades sobre os elétricos
O mercado de carros elétricos ou híbridos está cada vez mais em expansão no Brasil. Atualmente, existem diversos modelos disponíveis com preços consideravelmente acessíveis.
Entre os argumentos a favor dos carros elétricos está o de baixo custo de manutenção. Mas será que é verdade? Para isso, confira a seguir alguns mitos e verdades sobre um veículo deste tipo.
Menos peças, menos manutenção
É verdade que carros elétricos possuem um menor grau de manutenção. E o motivo é simples: os modelos contam com menos peças, principalmente no motor, o que o torna mais fácil de manter.
Na prática, um motor a combustão pode ter cerca de 400 peças móveis, um motor elétrico tem apenas 40. Isso elimina a necessidade de itens como filtros de óleo e combustível, velas, correias e engrenagens de câmbio.
As revisões de carros elétricos costumam ser mais simples e espaçadas. Geralmente incluem inspeções das portas de carregamento, suspensão e estado das baterias, além da análise de peças como amortecedores, fechaduras e filtros de ar-condicionado.
Baterias não precisam ser trocadas com frequência
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a substituição completa de uma bateria do carro elétrico é considerada quase que rara. Em geral, apenas módulos específicos são trocados em caso de defeito.
Além disso, as baterias modernas têm longa vida útil, podendo operar por anos antes de apresentar degradação significativa, especialmente se mantidas entre 20% e 80% de carga regularmente.
Pneus se desgastam mais rápido
Um ponto que pode ser considerado negativo em carros elétricos é o desgaste mais rápido do pneu. Na prática, o torque instantâneo dos motores elétricos e o peso adicional das baterias podem causar maior desgaste dos pneus em comparação aos veículos a combustão. Isso pode exigir substituições mais frequentes.
Tempo de vida da bateria
É mito que a bateria de um veículo elétrico descarrega quando o carro está parado. Na verdade, ela mantém sua carga em períodos de inatividade.
Para longas pausas, como viagens de meses, é recomendado manter a carga em cerca de 60%, mas isso não é exclusivo de elétricos – carros a combustão também exigem cuidados quando ficam parados por muito tempo.
Carro elétrico é caro de manter?
Essa é uma dúvida frequente entre usuários ou quem está interessado em adquirir um carro elétrico. A economia na manutenção dos elétricos também pode ser percebida nas revisões periódicas. Por exemplo, o Renault Kwid elétrico tem um custo total de R$ 1.995 em revisões até 60 mil km, enquanto a versão a combustão do mesmo modelo chega a R$ 4.400 no mesmo período.
Além disso, o custo por quilômetro rodado é consideravelmente menor em elétricos devido ao preço da eletricidade, mesmo com o impacto do carregamento doméstico na conta de luz. Estudos indicam que o gasto por quilômetro rodado em elétricos pode ser um quinto do custo dos modelos movidos a gasolina.
Com estes dados, é possível perceber que carros elétricos apresentam vantagens claras em manutenção e eficiência. Ainda assim, questões como o valor de entrada e até mesmo a infraestrutura para recargas podem ser um problema para o usuário.