Início » Atualidades » Carro PCD Elétrico 2025: Quais Modelos Esperar?

Carro PCD Elétrico 2025: Quais Modelos Esperar?


A demanda de carros elétricos no Brasil está crescendo, e o público de pessoas com deficiência (PCD) está acompanhando essa tendência. Ainda assim, existem certos desafios quando se trata de encontrar modelos acessíveis que atendam às necessidades deste segmento.

Neste sentido, a acessibilidade está não só na adaptação e personalização do veículo, como também na faixa de preço – já que a maioria está acima do teto estabelecido pelos benefícios fiscais. Com a evolução do mercado e mudanças recentes na legislação, entenda as expectativas e o cenário de carros elétricos adaptados para PCDs no Brasil em 2025.

Benefícios ambientais e sustentabilidade

Um dos pontos fortes do mercado de carros elétricos é a sustentabilidade, já que este tipo de veículo não emite gases poluentes. No dia-a-dia, este carro demanda uma baixa manutenção e pouco gasto com combustível, criando assim mais pontos positivos,

Para além disso, os automóveis deste tipo contam com mais espaço interno e permitem maior flexibilidade na adaptação dos veículos, como a modulação do interior para acomodar dispositivos auxiliares. Isso aumenta o conforto e a segurança para pessoas com mobilidade reduzida.

Desafios para carros elétricos PCDs

Apesar de haver muitas vantagens, ainda existe uma grande barreira quando se trata de carros elétricos para PCDs: o valor. Em termos de custo-benefício, os carros elétricos ainda representam um investimento inicial elevado, especialmente no Brasil.

Entretanto, isenções fiscais têm aliviado parte deste custo, como a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e, em alguns casos, de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que recentemente tiveram seu teto elevado – abarcando assim novos modelos e preços.

Modelos de carros elétricos para PCDs

O BYD Dolphin Mini é um exemplo que poderá ser adquirido com desconto para PCD em 2025. Para se ter noção, o valor fica abaixo de R$ 100 mil, quando aplicadas as isenções.

Este modelo é equipado com um motor elétrico de 95 cavalos de potência e um torque de 18,3 kgfm. Este veículo elétrico acelera de 0 a 100km/h em 10,9, e alcança uma velocidade máxima de 160km/h, unindo agilidade e economia no dia-a-dia.

Outra montadora que também está disponível no mercado de adaptados é a GWM, que lançou o ORA 03. O veículo oferece 171 cavalos de potência de 250 Nm de torque, chegando de 0 a 100km/h em 8,2 segundos.

A mudança na legislação e o investimento de montadoras em carros para PCD começa a tornar o cenário favorável para o ano que vem. Ainda assim, alguns problemas como valor e falta de variedade ainda precisam ser discutidos pelos consumidores e empresas. A expectativa pode ser promissora, e é esperado que 2025 seja um ano de maior inclusão e oferta de veículos sustentáveis e acessíveis.