Buscando um carro usado confiável e de pouca manutenção? A Toyota tem a solução para isso
Se você procura um carro usado confiável, esse modelo da Toyota é uma das melhores escolhas do mercado em 2025.
Quem está em busca de um carro usado confiável, que una conforto, durabilidade e custo de manutenção controlado, precisa olhar com atenção para o Toyota Corolla da 12ª geração, produzida entre 2020 e 2022.
Essa safra marcou uma virada importante no modelo, com uma nova base estrutural, melhorias técnicas e versões que oferecem diferentes tipos de uso — todas mantendo o DNA da marca em robustez e pós-venda.
Preço e versões do Corolla G12 em 2025
Apesar de já ter cinco anos de mercado, o Corolla G12 ainda é um dos veículos mais procurados no segmento de sedãs médios. Em 2025, ocupa lugar de destaque entre os seminovos mais valorizados e desejados do Brasil.

No mercado de usados, os preços das versões mais interessantes da linha 2020 se distribuem da seguinte forma, segundo a Tabela Fipe de julho de 2025.
- Corolla XEi 2.0 – R$ 116.805
- Corolla Altis 2.0 – R$ 124.922
- Corolla Altis 1.8 Hybrid – R$ 125.348
As três versões compartilham a mesma base, plataforma GA-C e a suspensão traseira multibraço. O que muda é o foco: o XEi é mais equilibrado, o Altis 2.0 é mais refinado e o Altis Hybrid aposta em eficiência energética com motorização eletrificada.
Corolla XEi: escolha racional de carro usado confiável
A versão XEi é, até hoje, uma das mais recomendadas entre os usados. Com motor 2.0 aspirado de até 177 cv e câmbio CVT com engrenagem física para a primeira marcha, o Corolla entrega desempenho ágil e confortável para o uso urbano e rodoviário.

A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 9,8 segundos, e o comportamento em retomadas também agrada. A sensação ao volante é de suavidade e segurança, com direção elétrica progressiva e suspensão que filtra bem as imperfeições do piso.
O interior oferece um bom nível de equipamentos: ar-condicionado digital, bancos de couro, rodas de 17″, sete airbags e central multimídia com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay.
Entretanto, alguns itens fazem falta, como freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento e saídas de ar para os bancos traseiros. Ainda assim, o conjunto geral é muito equilibrado — um típico carro usado confiável para quem quer evitar dores de cabeça.
Corolla Altis: conforto elevado e mais segurança
A versão Altis 2.0 compartilha o mesmo conjunto mecânico da XEi, mas traz mais sofisticação. Entre os destaques, estão ar-condicionado de duas zonas, teto solar elétrico, banco do motorista com regulagem elétrica, faróis full LED e sensor de chuva.
O grande diferencial está no pacote Toyota Safety Sense, que traz assistentes de condução semiautônomos: alerta de mudança de faixa, frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e farol alto automático.
Altis Hybrid: eficiência como prioridade
O Corolla Altis Híbrido combina um motor 1.8 de ciclo Atkinson com dois motores elétricos. A potência combinada é de 123 cv, com desempenho mais voltado para a eficiência: o 0 a 100 km/h acontece em 11,3 segundos.

No uso urbano, o carro se destaca pela suavidade de funcionamento e consumo muito abaixo da média: abastecido com etanol, chega a fazer até 14,6 km/l na cidade, com autonomia que pode ultrapassar os 600 km.
Além dos itens presentes no Altis 2.0, a versão híbrida pode contar com o pacote premium, que adiciona painel digital TFT de 7″, teto solar e bancos com ajustes elétricos.
Dirigibilidade, conforto e acabamento
A dirigibilidade do Corolla G12 é um dos pontos que mais evoluíram em relação à geração anterior. A nova estrutura tem rigidez superior e centro de gravidade mais baixo, o que melhora tanto a estabilidade quanto o conforto.
A suspensão traseira independente multibraço permite ao carro absorver buracos com mais eficiência, sem comprometer o controle em curvas.
Por dentro, os materiais têm bom acabamento, com uso de superfícies macias e bom encaixe das peças. O espaço interno é correto para quatro adultos, embora passageiros mais altos possam sentir a cabeça próxima ao teto no banco traseiro.
A central multimídia responde bem ao toque, embora o visual seja simples e a conectividade exija o uso de cabo.
Ficha técnica – Toyota Corolla Geração 12 (2020)
Especificação | Corolla XEi / Altis 2.0 | Corolla Altis Híbrido 1.8 |
---|---|---|
Motor | 2.0 16V Flex, ciclo Atkinson | 1.8 16V Flex + 2 elétricos |
Potência | 177 cv (E) / 169 cv (G) | 123 cv (potência combinada) |
Torque | 21,4 kgfm a 4.400 rpm | 14,5 kgfm (comb.) + 16,6 (elétrico) |
Câmbio | CVT com 10 marchas simuladas | Transmissão Hybrid Transaxle |
Tração | Dianteira | Dianteira |
Direção | Elétrica | Elétrica |
Suspensão dianteira | McPherson | McPherson |
Suspensão traseira | Multibraço independente | Multibraço independente |
Pneus | 225/45 R17 | 225/45 R17 |
Comprimento | 4.630 mm | 4.630 mm |
Entre-eixos | 2.700 mm | 2.700 mm |
Porta-malas | 470 litros | 470 litros |
Peso | 1.405 kg | 1.385 kg |
Consumo (etanol) | 9,9 cidade / 11,6 estrada km/l | 14,6 cidade / 14 estrada km/l |
Airbags | 7 | 7 |
Na prática, seja com motor aspirado ou híbrido, o Corolla da 12ª geração entrega um equilíbrio difícil de encontrar entre desempenho, conforto e economia, se destacando como um carro usado confiável para quem quer fazer um bom negócio.