7 Carros que mais perderam valor de revenda em 2024
Confira 7 carros que perderam mais valor de revenda em 2024 e entenda os motivos que levaram esses modelos a despencarem no mercado de usados!
Em 2024, muitos donos de carros sentiram no bolso o impacto da desvalorização, já que alguns modelos perderam valor de revenda de forma que chama a atenção.
Se você está pensando em trocar de carro ou só quer entender por que certos modelos despencam no mercado, confira 7 carros que estão entre os que mais perderam valor de revenda em 2024.
Ford Ka
Apesar de ser um carro popular, o Ford Ka sofreu uma desvalorização de 25% em 2024, segundo levantamento da plataforma especializada em vendas de veículos “InstaCarro”.
Antes vendido por cerca de R$ 80 mil, hoje pode ser encontrado no mercado de usados por valores próximos a R$ 60 mil.
A principal razão é a decisão da Ford de encerrar sua produção no Brasil, o que gerou incertezas quanto à disponibilidade de peças e manutenção, afastando potenciais compradores.
Concorrentes como o Fiat Argo e o Chevrolet Onix, que oferecem maior segurança no pós-venda, passaram a dominar o segmento de compactos.
Renault Captur
O Renault Captur, um SUV compacto que já saiu de linha, perdeu cerca de 24% de seu valor em 2024. Vendido inicialmente por R$ 130 mil, é encontrado atualmente por cerca de R$ 98 mil.
Entre os motivos da desvalorização estão a falta de recursos tecnológicos e a percepção de menor qualidade em comparação a rivais como Jeep Renegade e Hyundai Creta.
A crescente popularidade de outros SUVs compactos também contribuiu para a redução na procura pelo modelo.
Volkswagen Tiguan
O Volkswagen Tiguan, um SUV médio, registrou uma queda de 23% no seu valor segundo o InstaCarro.
A versão básica, que custa aproximadamente R$ 292 mil, pode ser comprada no mercado de usados por cerca de R$ 154 mil.
A desvalorização está relacionada a fatores como custos elevados de manutenção, consumo de combustível acima da média e a concorrência de SUVs nacionais como o Toyota Corolla Cross e o Jeep Compass, que oferecem melhor custo-benefício e menores taxas de depreciação.
Saveiro Robust
A Volkswagen Saveiro apareceu com duas versões no levantamento da Mobiauto de picapes compactas e intermediárias mais desvalorizados de 2024.
A versão Robust 1.6 CD 2023 lidera o ranking com uma perda de 20,87%, caindo de R$ 102.516 para R$ 81.124.
Já a versão de 2022 teve desvalorização de 18,52%, passando de R$ 86.689 para R$ 70.635. Apesar de ser um modelo compacto muito usado no segmento comercial, a Saveiro enfrenta dificuldades para competir com novas opções de picapes no mercado.
Fiat Toro
A Fiat Toro foi o modelo com maior destaque negativo no levantamento de picapes citado acima. Entre as 10 picapes que mais perderam valor em 2024, 7 versões da Toro aparecem no ranking.
Por exemplo, a Toro Ranch 2022 teve uma desvalorização de 19,35%, caindo de R$ 188.743 para R$ 152.217, enquanto a Toro Ultra 2021 perdeu 18,56%, passando de R$ 167.599 para R$ 136.454.
O alto número de versões diesel entre as mais depreciadas reforça a tendência de queda nos valores de veículos com essa motorização no mercado atual.
Chevrolet Spin
A Chevrolet Spin, uma minivan voltada ao público familiar, teve uma desvalorização de 22% em 2024.
Inicialmente vendida por R$ 120 mil na versão LTZ, a Spin é encontrada atualmente no mercado de usados por cerca de R$ 94 mil.
A redução na demanda por minivans, substituídas por SUVs e crossovers, é uma das principais razões para a queda.
Além disso, o design desatualizado e a concorrência com modelos mais modernos da própria Chevrolet, como o Tracker, impactaram negativamente seu valor de revenda.
Fiat Mobi
O Fiat Mobi, conhecido por ser compacto e acessível, teve uma queda de 20% em seu valor em 2024 e fecha nossa lista de carros que mais perderam valor de revenda.
Vendido inicialmente por cerca de R$ 70 mil, o modelo de entrada é encontrado no mercado de usados por aproximadamente R$ 56 mil, segundo o InstaCarro.
A desvalorização é atribuída à forte concorrência no segmento de populares, com modelos como Hyundai HB20 e Chevrolet Onix oferecendo mais tecnologia e conforto.
Além disso, a falta de atualizações significativas no design e nos recursos do Mobi o tornou menos competitivo para os consumidores.