5 pontos que fazem do Citroën Basalt o SUV mais barato do Brasil em 2025
O Citroën Basalt 2025 é o atual SUV mais barato do Brasil, com visual de SUV cupê e pacote de equipamentos que chama a atenção.
O Citroën Basalt 2025 é o atual SUV mais barato do Brasil, prometendo oferecer uma opção acessível para quem busca um modelo robusto, mas com um preço que cabe no bolso.
Com um valor promocional de R$ 93.990 no site da marca – seu preço regular de R$ 104.990 -, o modelo está mais acessível do que o Fiat Pulse.
1. O SUV Mais Barato do Brasil — Mas Tem um Detalhe
O Citroën Basalt é, de fato, o atual SUV mais barato do Brasil em 2025, e a chave para esse preço competitivo está na venda direta da marca, que oferece o modelo por R$ 93.990.

Essa oferta coloca o Basalt abaixo de concorrentes como o Fiat Pulse, que, em sua versão de entrada, custa mais caro.
Mas mesmo com o preço regular de R$ 104.990, o Basalt ainda compete diretamente com modelos como o Fiat Pulse e o Volkswagen Tera, que têm valores similares, mas não oferecem o mesmo pacote de design e equipamentos.
2. Visual de SUV Cupê, Preço de Sedã Compacto
O design do Citroën Basalt é, sem dúvida, um dos seus maiores atrativos. Com linhas que remetem ao estilo SUV cupê, a traseira inclinada e as lanternas conectadas conferem um visual esportivo e moderno.

Para quem está acostumado com sedãs compactos como o Fiat Cronos ou o Hyundai HB20S, o Basalt oferece muito mais no quesito estilo, entregando o visual de um SUV de segmento superior por um preço acessível.
O modelo tem um apelo visual que certamente chama atenção, especialmente para aqueles que buscam um carro com presença.
3. Equipado Como os Mais Caros, Mesmo Sendo o de Entrada
Apesar de ser a versão de entrada, o Basalt Feel 1.0 vem com itens de série que são comumente encontrados apenas em versões mais caras. A versão Feel oferece faróis full-LED, central multimídia de 10” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e rodas de liga leve de 16”.
Além disso, o modelo conta com câmera de ré e direção elétrica com regulagem de altura. Porém, é importante notar que algumas ausências podem ser sentidas, como os faróis de neblina e outros recursos de conforto e assistência que estão disponíveis nas versões superiores.
4. O Calcanhar de Aquiles: Desempenho Limitado
Embora o Citroën Basalt impressione no design e nos equipamentos, seu desempenho deixa a desejar. Equipado com um motor 1.0 aspirado, o Basalt entrega 75 cv com etanol e 71 cv com gasolina, o que resulta em uma aceleração de 0 a 100 km/h em longos 17,9 segundos.

Esse desempenho é adequado para o uso urbano, mas em rodovias ou com a carga completa, o motor revela suas limitações. O Basalt não é o melhor carro para quem precisa de agilidade ou velocidade em ultrapassagens, sendo mais adequado para trajetos urbanos e menos exigentes.
5. Conforto, Porta-malas e Espaço: Pontos Fortes Inesperados
Apesar de seu motor modesto, o Citroën Basalt surpreende com o conforto que oferece. Sua suspensão foi projetada para garantir um bom comportamento em ruas e estradas com irregularidades, proporcionando uma viagem mais confortável e tranquila.
Além disso, o modelo se destaca pelo porta-malas de 490 litros, um dos maiores da categoria, o que faz do Basalt uma opção interessante para famílias ou pessoas que buscam um SUV com bom espaço de carga.
O espaço interno também é generoso, com o banco traseiro oferecendo conforto para pessoas de estatura média. No geral, o Basalt Feel entrega mais do que o esperado para um modelo de entrada.