Em tempos de combustível caro você precisa fazer ISTO para economizar com seu carro
Veja duas ações simples, mas que podem fazer você economizar no combustível caro
Nos últimos anos, o preço do combustível tem sido uma preocupação constante para motoristas em todo o Brasil, visto que ele tem apresentado um valor mais caro.
O uso eficiente do carro, por outro lado, pode fazer a diferença no orçamento mensal. O segredo, segundo os usuários do Reddit, está no equilíbrio entre a rotação do motor e a escolha da marcha. Saiba mais a seguir!
A relação entre rotação do motor e economia de combustível caro
Carros modernos com injeção eletrônica são projetados para consumir menos combustível em rotações mais baixas, segundo os mecânicos.
Isso significa que, em trajetos planos, a melhor prática é manter o motor em marchas altas e pressionar o acelerador levemente.
No entanto, é essencial não exagerar. Os consumidores ressaltam que trabalhar com rotações muito baixas pode deixar o motor “preso”, o que exige mais força para acelerar, o que aumenta o consumo e o desgaste.
Por outro lado, descidas oferecem uma oportunidade de economia ainda maior. Isso significa que manter o carro engrenado e sem pressionar o acelerador, permite que o sistema de injeção reduza quase a zero o uso de combustível, enquanto o freio-motor ajuda na segurança.
Já em subidas, não há muita alternativa. Neste caso, o motor precisa trabalhar em rotações mais altas, especialmente na faixa de torque máximo, para vencer a resistência da inclinação sem sobrecarregar o sistema.
Qual marcha usar em diferentes situações
Saber o momento certo de trocar as marchas, por outro lado, acaba essencial se você quiser economizar o combustível caro.
Em trajetos urbanos, onde as velocidades mudam com frequência, por exemplo, a recomendação acaba em seguir o indicador de troca de marchas, caso o veículo possua essa funcionalidade.
No entanto, o feeling do motorista ainda é essencial. Em modelos como o Chevrolet Onix 1.0, por exemplo, o manual sugere passar para a quinta marcha a 48 km/h, porém muitos motoristas preferem fazer isso entre 55 e 60 km/h, especialmente com o ar-condicionado ligado ou em situações de estrada.
Ultrapassagens ou retomadas, por outro lado, exigem o uso de marchas mais baixas para obter maior potência e agilidade. Isso evita acelerações longas que acabam consumindo mais combustível.
Após concluir a manobra, retornar a uma marcha mais alta para estabilizar o consumo acaba importante.
Cuidados essenciais para evitar desgaste e consumo excessivo de combustível mais caro
Por fim, vale lembrar que além da escolha de marcha e rotação, outros fatores impactam diretamente no consumo e na saúde do motor fazendo com que se gaste mais com o combustível caro.
Forçar o motor em rotações muito baixas com o acelerador pressionado, por exemplo, pode aumentar a carbonização interna e comprometer a lubrificação das peças. Tudo isso gera danos a longo prazo.
Por isso é recomendável evitar extremos: nem rotações muito altas, nem excessivamente baixas.
Manutenção preventiva também é indispensável. Trocas regulares de óleo, filtros e verificações no sistema de injeção garantem que o motor funcione de forma eficiente.
Outra dica útil é usar o computador de bordo, se disponível, para testar diferentes padrões de condução e identificar aquele que oferece o melhor consumo.
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