Este detalhe negativo pode afastar o interesse pelo novo Volkswagen Tera 2026 e você precisa saber
O novo SUV da Volkswagen impressiona no visual e nos equipamentos, mas tem um detalhe no novo Tera 2026 que levanta dúvidas.
O Volkswagen Tera 2026 chegou ao mercado brasileiro focando no apelo visual e em uma estratégia de marketing baseada no suspense. Apresentado com destaque, o modelo chegou por último no segmento, tentando compensar o atraso com um visual moderno e uma boa dose de tecnologia.
Mas o seu desempenho é um dos pontos que mais geram discussão desde a estreia do novo SUV compacto da marca alemã.
Desempenho do Volkswagen Tera 2026 é limitado para a categoria
O Tera está disponível com duas opções de motor 1.0: um aspirado de 84 cv e outro turbo TSI com 116 cv. Esta segunda versão, usada nas configurações mais caras, enfrenta críticas por não entregar desempenho competitivo frente aos rivais diretos.

Concorrentes como o Fiat Pulse (125 cv e 20,4 kgfm) e o Renault Kardian (120 cv e 20,4 kgfm) são mais potentes e rápidos, com aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Já o Tera leva mais de 11 segundos para atingir a mesma marca.
Essa diferença é percebida principalmente nas ultrapassagens e retomadas, situações em que o câmbio automático precisa elevar o giro do motor para compensar a falta de força.
O conjunto mecânico é o mesmo do Polo, mas no Tera — um carro mais pesado — o resultado fica aquém do esperado.
Eficiência no consumo, mas sem compensar a falta de força
Embora o desempenho não empolgue, o Tera mostra bons números de consumo. Segundo o Inmetro, faz 12,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina. Em condições reais, pode alcançar até 17,7 km/l em trechos mistos.
Ainda assim, essa eficiência energética não se traduz em vantagem clara, já que outros SUVs da mesma categoria oferecem consumo semelhante com mais potência. Isso coloca o desempenho do Volkswagen Tera 2026 como uma escolha que exige concessões.
Interior e tecnologia do Volkswagen Tera 2026
Por dentro, o Tera busca compensar com um bom pacote de equipamentos. Há central multimídia com tela de 10,25″, carregamento por indução, portas USB-C e integração com inteligência artificial (OTTO), prevista para ser ativada a partir de julho.

O acabamento da versão topo de linha (High Outfit) apresenta evolução em relação a modelos anteriores da Volkswagen. Há mistura de texturas plásticas, couro e black piano, além de painel digital. Mas o espaço interno é limitado, especialmente no banco traseiro, que sofre com a plataforma herdada do Polo.
Os bancos, embora visualmente bem-acabados, são estreitos e podem causar desconforto em ocupantes mais altos. E não há saídas de ar-condicionado para os passageiros de trás.
Condução e suspensão
A suspensão é nova e foi ajustada exclusivamente para o Tera, com bom equilíbrio entre firmeza e conforto. A condução é estável em curvas e o isolamento acústico funciona bem em velocidades constantes.

Mesmo com esses acertos positivos, o motor limitado continua sendo um fator que pesa contra a escolha do modelo.
Quem prioriza dirigibilidade e resposta rápida ao volante pode se decepcionar com o desempenho do Volkswagen Tera 2026, especialmente considerando sua faixa de preço.