Início » Atualidades » Esqueça esse básico 0 Km de R$ 100 mil; invista neste modelo usado que vai te entregar muito mais!

Esqueça esse básico 0 Km de R$ 100 mil; invista neste modelo usado que vai te entregar muito mais!

Descubra por que o Honda Civic geração 10 é um usado muito mais vantajoso do que um carro 0 km básico de R$ 100 mil.


Mesmo fora de linha, o Honda Civic geração 10 continua sendo uma escolha mais racional e completa do que muito carro 0 km na faixa dos R$ 100 mil.

Fabricado no Brasil entre 2016 e 2021, essa geração do sedã médio entrega mais espaço, motor competente e pacote de equipamentos digno de segmentos superiores, o que ajuda a explicar por que o Civic é o usado mais buscado do Brasil em 2025.

Quanto custa um Civic geração 10 hoje?

Enquanto modelos novos compactos — e muitas vezes com motor 1.0 — beiram ou até ultrapassam os R$ 100 mil, é possível encontrar um Honda Civic EX ou EXL 2017, com motor 2.0 e ótimo nível de conforto, custando R$ 101.261 (EX) e R$ 103.539 (EXL), segundo a Tabela Fipe.

Foto: Divulgação/Honda

A diferença entre essas duas versões é pequena, mas a EXL oferece um nível de sofisticação superior, com faróis de LED, central multimídia sensível ao toque compatível com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado de duas zonas e painel digital em TFT de alta definição.

Já a versão EX entrega bancos de couro, faróis com acendimento automático, retrovisores rebatíveis eletricamente e o mesmo conjunto mecânico das versões superiores.

Vale a pena buscar a versão EX ou investir na EXL?

No mercado de seminovos, a versão EXL é a mais vantajosa em custo-benefício. Por uma diferença de preço relativamente pequena, entrega mais tecnologia e conforto.

Em comum, ambas trazem o mesmo motor 2.0 i-VTEC de até 155 cv, câmbio CVT com simulação de marchas, seis airbags, controles de tração e estabilidade, freio de estacionamento eletrônico e um dos melhores conjuntos de suspensão da categoria.

Na prática, essas versões já trazem mais conteúdo, conforto e segurança do que diversos carros compactos zero-km que custam o mesmo — ou até mais.

O que o Civic G10 entrega na prática?

A décima geração do Civic marcou uma mudança importante na história do modelo. Com novo projeto de plataforma, o carro ficou mais rígido estruturalmente e teve o centro de gravidade rebaixado, o que resultou em uma dirigibilidade bastante refinada para o segmento.

Foto: Divulgação/Honda

A suspensão traseira do tipo multibraço e a dianteira do tipo McPherson trabalham bem para equilibrar conforto e estabilidade.

O visual segue atual, com perfil de cupê e linhas agressivas, destoando do estilo mais conservador de concorrentes como o Toyota Corolla.

O espaço interno agrada: cinco adultos viajam com conforto e há bons porta-objetos na cabine. O porta-malas de 519 litros também garante praticidade para uso familiar ou viagens.

Outro ponto positivo é a posição de dirigir. O banco acomoda bem o corpo e o volante com ajustes de altura e profundidade permite encontrar uma posição confortável mesmo para motoristas mais altos.

Pontos de atenção antes de comprar

Embora seja um projeto sólido, o Civic G10 não é isento de falhas. Alguns pontos recorrentes devem ser verificados:

  • Travas das pastilhas de freio com folga (ruídos)
  • Bieletas com desgaste precoce (ruídos na suspensão dianteira)
  • Rolamentos das rodas traseiras desgastam cedo
  • Limitadores das portas com estalos
  • Reclamações sobre bomba de combustível e coxins
  • Multimídia defasada em versões básicas
  • Raspadas na traseira em rampas com carga total

Fazer uma inspeção antes da compra e verificar o histórico de manutenção são cuidados recomendados para evitar surpresas.

Ficha técnica Honda Civic Geração 10 (EX / EXL 2.0)

EspecificaçãoDetalhe
Motor2.0 i-VTEC FlexOne (aspirado)
Potência (etanol/gasolina)155 / 150 cv
Torque (etanol/gasolina)19,5 / 19,3 kgfm
CâmbioAutomático CVT (7 marchas simuladas)
TraçãoDianteira
DireçãoElétrica
Suspensão dianteiraMcPherson independente
Suspensão traseiraMultibraço
Comprimento4.637 mm
Entre-eixos2.700 mm
Porta-malas519 litros
PesoCerca de 1.300 kg (varia conforme versão)
Consumo médio (etanol)7,1 km/l (cidade) / 9,2 km/l (estrada)
Consumo médio (gasolina)10,5 km/l (cidade) / 13,1 km/l (estrada)
Airbags6 (frontais, laterais e de cortina)

O Honda Civic geração 10 continua sendo uma referência entre os sedãs médios, mesmo no mercado de usados, pois entrega mais do que modelos 0 km básicos que custam o mesmo.

Jornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.