Início » Montadoras » Honda XRE Sahara 300 – preço, ficha técnica e versões desta moto da categoria Trail

Honda XRE Sahara 300 – preço, ficha técnica e versões desta moto da categoria Trail

Veja mais detalhes da Honda XRE Sahara 300, suas versões e o preço que ela tem sido comercializada atualmente no Brasil!


A Honda XRE Sahara 300 chegou ao mercado brasileiro automotivo em novembro de 2023 como substituta da XRE 300.

O modelo manteve a proposta trail, mas trouxe atualizações no design, motor e tecnologia. Disponível em três versões, a motocicleta despertou interesse e críticas, especialmente pelo preço elevado nas concessionárias. Veja mais detalhes a seguir!

Versões, características e preço da Honda XRE Sahara 300

Honda XRE Sahara 300

A Honda XRE Sahara 300 está disponível nas versões Standard, Rally e Adventure. Os valores variam de R$27.090, nas versões mais básicas, até R$28.650, nas mais completas.

A versão Standard é a mais básica, enquanto a Rally apresenta grafismos diferenciados inspirados na Africa Twin.

Já a versão Adventure conta com itens adicionais de fábrica, como bolha alta e protetores de motor e carenagem. Todas compartilham a mesma base mecânica e ciclística.

O design abandonou o tradicional “bico” da XRE 300, adotando um visual inspirado em motos de Rally Dakar. O tanque é modular, o que permite a troca parcial em caso de danos. O assento, a 86 cm do solo, oferece conforto e boa ergonomia para o piloto e garupa.

A moto pesa 147 kg (peso seco) e utiliza rodas raiadas de 21″ na dianteira e 18″ na traseira, características comuns em motos trail.

Motor e Desempenho

O motor da Sahara 300 é um monocilíndrico de 293 cm³, derivado da CB 300F Twister. Ele entrega 25,2 cv de potência e 2,7 kgf.m de torque, com câmbio de seis marchas, o que proporciona maior conforto em rodovias.

A embreagem assistida e deslizante ajuda a evitar travamentos da roda traseira em reduções bruscas. A velocidade máxima registrada nos testes foi próxima de 150 km/h, e o consumo varia entre 27 e 34 km/l, dependendo do uso e do combustível, já que a moto é Flex.

O desempenho acaba satisfatório tanto na cidade quanto na estrada, mas com garupa e bagagem, a perda de rendimento é perceptível, segundo muitos motoristas.

Tecnologia e Segurança

A Honda XRE Sahara 300 traz avanços como freios ABS nas duas rodas, um diferencial em relação à concorrentes como a Yamaha Lander 250, que possui ABS apenas na dianteira.

O sistema ESS (Emergency Stop Signal) ativa os piscas traseiros automaticamente em frenagens bruscas, aumentando a segurança, segundo consumidores.

O painel digital do tipo blackout exibe informações como consumo médio, marcha engatada e relógio. Outro recurso é a tomada USB-C, útil para recarga de dispositivos eletrônicos.

O conjunto óptico é full LED, mas há críticas ao ajuste do farol, que pode iluminar para cima quando a moto está carregada.

Pontos Positivos e Negativos da Honda XRE Sahara 300

Por fim, entre os destaques positivos da Sahara 300 estão a boa economia de combustível, a versatilidade para diferentes tipos de terreno e o motor confiável, que não apresenta os problemas de trinca do modelo antigo.

O conforto para piloto e garupa também recebe elogios, assim como os avanços tecnológicos da moto. Por outro lado, o preço elevado é um dos principais pontos negativos.

Além disso, o calor excessivo do escapamento incomoda o garupa, o farol desalinhado pode comprometer a visibilidade noturna e a impossibilidade de desativar o ABS prejudica o desempenho no off-road.

Outro fator a ser considerado é o alto índice de roubo, tornando essencial a contratação de seguro, segundo os consumidores.

Continue lendo por aqui: Honda CB 300F Twister 2025 – preço; conheça as 2 versões da moto que alia estilo e segurança

Jornalista com mais de 12 anos de experiência, atualmente graduanda em Marketing Digital. Especialista em energia renovável, beleza, tecnologia e receitas, com uma abordagem criativa e apaixonada por compartilhar conhecimento. Dedica-se a inspirar e promover o empoderamento feminino por meio de seus conteúdos.