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Kia Tasman 2025 e tudo o que já sabemos sobre a nova caminhonete


A Kia confirmou o lançamento da sua primeira caminhonete ainda em 2025. Trata-se da Tasman, que irá estrear também no mercado brasileiro, entre o final deste ano e o início de 2026.

A picape chega para competir diretamente com modelos consolidados do segmento, como a Ford Ranger e Toyota Hilux. Este modelo oferece um pacote considerado equilibrado entre desempenho, tecnologia e acessibilidade. Conheça mais a seguir sobre o veículo.

Plataforma e motorização

A Tasman será construída com carroceria sobre chassi, arquitetura tradicional em picapes voltadas para carga e off-road. A motorização inclui versões turbo de quatro cilindros movidas a gasolina e diesel. Além isso, haverá também versões mais potentes, incluindo um motor 2.5 turbo com 290 cv e torque de 311 lb-ft, além de uma configuração V6 de 350 cv e 375 lb-ft.

Transmissões automáticas modernas farão parte do conjunto mecânico, com foco em desempenho e eficiência. A Kia também anunciou planos para introduzir versões híbridas e 100% elétricas da Tasman. A variante elétrica, por exemplo, promete autonomia de 483 km.

Capacidade e dimensões

A capacidade de carga da caminhonete varia entre 1.016 kg e 1.195 kg, e o modelo terá capacidade de reboque de até 3.499 kg. A caçamba comporta 1.421 litros. As dimensões gerais são robustas: 5,10 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,89 m de altura e entre-eixos de 3,27 m.

A estrutura foi projetada para combinar durabilidade e leveza. O chassi utiliza aço de alta resistência, e os painéis da carroceria são formados por alumínio e compostos, o que contribui para melhor desempenho e menor peso.

Design e equipamentos

O design exterior foge do padrão tradicional das picapes médias, com uma silhueta aerodinâmica e linhas inspiradas em carros esportivos. O conjunto óptico oferece opções entre faróis de LED e lâmpadas de descarga de alta intensidade. Elementos como spoilers e aberturas de ventilação otimizam a estabilidade e o consumo.

A Tasman estará disponível com tração 4×2 e 4×4. A versão com tração integral trará recursos como diferenciais com bloqueio eletrônico, maior altura do solo e placas protetoras. O sistema de suspensão é adaptativo, logo, se ajusta ao terreno automaticamente, enquanto a direção elétrica e os freios de alta performance complementam a condução em diferentes condições.

Interior e tecnologia

Por dentro, o foco da Kia foi unir conforto e tecnologia. Os bancos têm couro de alta qualidade, com aquecimento, resfriamento e ajustes elétricos. O espaço interno será versátil, com assentos traseiros rebatíveis e a possibilidade de inclusão de uma terceira fileira.

O sistema de entretenimento inclui tela de alta resolução, conectividade completa, carregamento por indução e um sistema de som premium. Um display heads-up projeta informações no para-brisa. O controle climático multizona, as portas USB e a iluminação ambiente completam a lista.

Apesar dos elogios, usuários apontaram que a interface do sistema multimídia poderia ser mais intuitiva. Mesmo assim, o acabamento interno, com elementos em couro e madeira, destaca o padrão de construção do modelo.

Segurança e manutenção

A caminhonete traz um pacote robusto de segurança, com controles eletrônicos de estabilidade, assistentes ao condutor e recursos voltados para o uso familiar, como âncoras Isofix e travas infantis. A Kia também adotou uma abordagem prática na manutenção: acesso facilitado a componentes e sistemas de diagnóstico eletrônico estarão disponíveis.

A altura elevada e os sistemas de proteção do chassi garantem desempenho tanto no asfalto quanto em terrenos irregulares. Engates traseiros e a suspensão ajustável tornam o modelo apto a múltiplos usos.

Versões, preço e concorrência

A Tasman terá versões variadas, incluindo uma opção ecológica (“Green”) e uma versão com foco em performance (“GT”). O preço inicial estimado é de cerca de US$ 25.000, com promessa de bom custo-benefício frente à concorrência.

A proposta da Kia é oferecer uma caminhonete que una funcionalidade e itens premium sem inflacionar os preços. Isso inclui garantia de 5 anos sem limite de quilometragem e 10 anos para o trem de força. O custo médio anual de manutenção previsto é inferior à média do setor, segundo dados da própria montadora.

Mesmo diante de rivais estabelecidos como a Ford Ranger, reconhecida pela capacidade de reboque, e a Toyota Hilux, conhecida pela robustez, a Kia Tasman tenta encontrar um meio-termo. A marca aposta em uma proposta versátil, acessível e tecnicamente competitiva para conquistar perfis diversos de consumidores.

Redatora freelancer do WebGo Content. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco.