Mercado de Carros PCD cresce: O Que Esperar para 2025?
O mercado de carros adaptados para pessoas com deficiência está em constante mudança e, nos últimos anos, vem crescido exponencialmente no Brasil. Vale lembrar que, em 2024, a legislação acerca da isenção de impostos desse tipo de veículo passou por uma alteração.
Na prática, esse tipo de mudança torna os veículos economicamente mais acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida e outras condições, o que ajuda também a fomentar o mercado para os próximos anos. Entenda cenário a seguir.
Mudança na legislação de carros PCDs
Acontece que, a partir deste ano, o teto de preço de veículos que entram nos chamados benefícios fiscais subiu para R$ 300 mil, abarcando assim um número maior de modelos e versões que entram nos requisitos.
Com isso, o que antes limitava a quantidade de veículos e modelos em questão agora oferece uma gama maior de automóveis. Essa estratégia tem sido bem-sucedida, já que atualmente, 17% das vendas de carros no Brasil são destinadas ao público PCD, mostrando um crescimento significativo em relação aos 14% registrados em 2021.
Reação do mercado de carros PCDs
Do ponto de vista mercadológico, montadoras têm aproveitado essa oportunidade para aumentar o volume de vendas, adotando uma estratégia de oferecer preços mais baixos e margens de lucro menores. Essa abordagem é vista como vantajosa, uma vez que vender mais unidades pode compensar as margens reduzidas.
Modelos como o Nissan Versa, por exemplo, oferecem versões abaixo do teto de R$ 120 mil, como as versões Sense e Advance, que são elegíveis para os benefícios fiscais integrais.
O cenário de carros PCDs elétricos
Ainda assim, algumas questões precisam ser levadas em conta nos próximos anos. Uma delas é o cenário de carros elétricos adaptáveis no Brasil, que ainda não escassos. Para se ter noção, apenas duas montadoras – a BYD e GWM – fornecem modelos adaptados para pessoas com deficiência em território nacional. E, para isso, ambas as empresas tiveram que se estabelecer no Brasil e cumprir os requisitos para os benefícios fiscais.
A legislação vigente, garantida pela Lei 8.989 até 2026, também assegura que os compradores PCD tenham acesso a uma série de isenções fiscais, dependendo do estado e do tipo de deficiência. Ainda assim, na prática, a acessibilidade em estações de carros elétricos, por exemplos, ainda é um problema.
O que esperar de 2025?
Sabe-se que, com o aumento deste teto beneficiário voltado para carros PCDs, montadoras em geral poderão disponibilizar uma maior variedade de veículos, estimulando o mercado e também a compra.
Desta forma, alguns veículos já com modelo 2025 estão disponíveis para este público – e vão desde carros mais compactos até SUVs adaptados. Confira alguns:
- Fiat Mobi
- Renault Kwid
- Chevrolet Onix
- Hyundai HB20
- Toyota Etios
As mudanças referentes ao mercado de carros adaptados pode parecer lenta, mas representa um avanço no que tange acessibilidade. Esses fatores apontam para um cenário promissor até 2025, com um mercado cada vez mais adaptado e inclusivo, refletindo tanto a mudança na legislação quanto o interesse crescente das montadoras em atender a esse público específico.