Neta X é um dos carros menos vendidos em 2025 e você precisa entender os motivos
O Neta X é um SUV elétrico acessível, mas por que ele está entre os carros menos vendidos em 2025? Veja os pontos fortes e fracos do modelo.
O Neta X, SUV elétrico médio da marca chinesa Neta, é um modelo que chama atenção por seu preço acessível e características de conforto. Apesar disso, ele está longe de atingir bons números de vendas no Brasil.
A fabricante chinesa, que ainda não tem um nome conhecido no Brasil, vendeu apenas 42 carros no país nos primeiros quatro meses de 2025. A seguir, vamos entender as razões por trás da baixa adesão ao SUV e analisar o que ele tem a oferecer.
Preço do Neta X é atrativo, mas número de vendas é baixo
O Neta X está disponível em três versões: 400, 500 e 500 Luxury, com preços que variam de R$ 194.900 a R$ 214.900.

Apesar de ser mais barato que muitos concorrentes diretos, o modelo enfrenta grandes dificuldades para atrair consumidores.
- Neta X 400: R$ 194.900
- Neta X 500: R$ 204.900
- Neta X 500 Luxury: R$ 214.900
Esses valores colocam o Neta X como uma opção acessível no segmento de SUVs elétricos médios, principalmente quando comparado a modelos como o Jeep Compass híbrido, que pode ultrapassar R$ 347.000.
No entanto, o modelo ainda enfrenta dificuldades no Brasil, onde a marca é desconhecida e onde sua rede de concessionárias e assistência técnica não está consolidada o suficiente para atrair confiança dos consumidores.
Durante os primeiros meses de 2025, o Neta X foi superado em vendas até por marcas como a Zeekr, que vendeu 186 unidades no mesmo período. Enquanto isso, a líder no segmento de carros elétricos BYD, teve 13.281 veículos vendidos.
Design Minimalista e Funcionalidade
O design do Neta X é um dos pontos que mais divide opiniões. Por um lado, a simplicidade e o minimalismo são visíveis, com poucos detalhes e um visual clean, o que pode agradar aqueles que preferem uma estética mais sóbria.

O modelo aposta em uma frente com faróis full LED divididos em pares e uma traseira com lanternas interligadas. Na lateral, as linhas são suaves, com um aplique em preto na coluna C e rodas de 18 polegadas.
Por outro lado, a falta de personalidade em seu design pode ser vista como uma desvantagem. Isso porque ele não se destaca no segmento, especialmente quando comparado com concorrentes que investem mais em aspectos visuais arrojados, como a BYD e a GWM.
Desempenho e Autonomia do Neta X
O Neta X tem um motor elétrico de 163 cv. O modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, um tempo razoável, mas inferior a concorrentes da mesma faixa de preço, como o BYD Yuan Pro e Yuan Plus.
A versão 500 Luxury, com bateria de 64,1 kWh, oferece uma autonomia de 375 km, o que coloca o Neta X em uma posição competitiva em relação aos rivais. O tempo de recarga também é um ponto positivo, com a possibilidade de carregar a bateria até 88 kW em carregadores rápidos (DC).
Em relação a recursos de assistência à condução, a versão de topo conta com itens como frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de mudança de faixa.
Interior Confortável e Equipado
O SUV tem materiais macios ao toque, como couro e tecidos de boa qualidade, que são raros em veículos dessa faixa de preço.

O espaço interno também é um ponto forte, com um entre-eixos de 2,77 metros, superior ao do Jeep Compass (2,64 metros). O porta-malas é outro ponto de destaque, com 508 litros de capacidade, superando o do Compass (476 litros).
No entanto, a centralização de muitos comandos na tela multimídia de 15,6 polegadas compromete a usabilidade do carro.
Funções como ajustes de faróis, retrovisores, modos de condução e teto solar estão disponíveis apenas na tela, o que pode frustrar quem busca praticidade. Outro ponto que gera críticas é o painel de instrumentos digital, que não oferece a possibilidade de personalização.
Afinal, Por que o Neta X vende tão pouco?
Talvez a principal razão para o desempenho do Neta X no mercado brasileiro é o fato de a marca ser pouco conhecida no país, não tendo o mesmo apelo que gigantes como a BYD, Volkswagen ou Toyota.
Além disso, a falta de uma infraestrutura robusta de concessionárias e assistência técnica representa um risco para quem decide investir no modelo.
O Neta X também enfrenta uma forte concorrência de modelos estabelecidos, como o Jeep Compass, o Toyota Corolla Cross e o BYD Yuan Plus.
Embora ele se destaque em termos de espaço interno e autonomia, seu desempenho, enquanto bom para um SUV elétrico, não é tão destacado quanto os modelos mais caros e já consolidados no mercado brasileiro.
Ficha técnica do Neta X
Especificação | Detalhes |
---|---|
Motor | Elétrico, tração dianteira, 163 cv |
Bateria | Fosfato de ferro e lítio (LFP), 64,1 kWh |
Autonomia | 375 km (ciclo misto) |
Câmbio | Automático, 1 marcha |
Suspensão | McPherson (dianteira), multilink (traseira) |
Direção | Elétrica |
Peso | 1.740 kg |
Porta-malas | 508 litros |
Entre-eixos | 2,77 m |
Desempenho (0-100 km/h) | 9,2 segundos |
Velocidade máxima | 150 km/h |
Tamanho | 461,9 cm (comprimento), 186 cm (largura), 162,8 cm (altura) |
Pneus | 225/60 R18 |
Apesar de a Neta fazer esforços para entregar um carro competitivo, como um acabamento de qualidade e um bom pacote de equipamentos, sua falta de presença no mercado e o desafio de se tornar uma marca confiável são obstáculos difíceis de superar.