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Novo GAC Aion ES 2025 é o sedã que promete ser melhor que o BYD King; veja o preço e ficha técnica

Conheça o novo GAC Aion ES 2025, o sedã elétrico que chega ao Brasil superando rivais em tamanho e com preço competitivo.


O mercado brasileiro recebe o GAC Aion ES 2025, um sedã elétrico importado da China que chega com dimensões generosas e preço competitivo. O modelo aposta no espaço interno e autonomia para se destacar entre os elétricos da categoria.

Com 4,81 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,75 metros, o Aion ES supera em tamanho rivais como Toyota Corolla e BYD King. Além disso, seu porta-malas tem capacidade de 453 litros.

Qual o preço do GAC Aion ES 2025?

Com preço sugerido de R$ 169.990, o Aion ES chega com o título de sedã elétrico mais barato do Brasil.

Novo GAC Aion ES 2025 - preço e ficha técnica

Para efeito de comparação, o valor está próximo ao de sedãs compactos a combustão em versões topo de linha, como o Volkswagen Virtus Exclusive.

Esse equilíbrio entre preço e autonomia deve atrair principalmente frotistas, motoristas de aplicativos e empresas que buscam reduzir custos com eletrificação, mesmo que em troca de um pacote mais simples de tecnologia e segurança.

Dimensões e espaço interno chamam a atenção

O Aion ES tem um interior amplo, com conforto para os ocupantes do banco traseiro graças à largura de 1,88 m e ao espaçamento generoso para pernas e joelhos.

Com altura de 1,54 m, o sedã tem perfil baixo, que contribui para a aerodinâmica. O espaço interno é valorizado pela boa ergonomia, mas o acabamento é simples, com predominância de plásticos rígidos e bancos revestidos em vinil.

Motor e desempenho do GAC Aion ES 2025

O sedã elétrico vem equipado com motor dianteiro que entrega 136 cv e 22,9 kgfm de torque. A velocidade máxima é limitada a 130 km/h.

Foto: GAC/Divulgação

A bateria de 55,2 kWh oferece autonomia de até 314 km segundo dados do Inmetro, o que é suficiente para uso urbano e viagens curtas.

A recarga rápida permite levar a bateria de 30% a 80% em 37 minutos usando carregador de 68 kW. Em corrente alternada, o tempo sobe para cerca de 6 horas e 30 minutos.

GAC Aion ES fica devendo em segurança e assistências ao motorista

O Aion ES traz airbags frontais como única proteção passiva, sem airbags laterais ou adicionais, o que limita sua segurança comparado a outros sedãs no mercado.

Ele também não oferece recursos avançados de assistência ao motorista (ADAS), como frenagem automática, alerta de colisão ou controle de cruzeiro adaptativo — o piloto automático é convencional, sem funções inteligentes.

Equipamentos e tecnologias

A lista de equipamentos inclui itens ar-condicionado automático dual zone com saídas traseiras, faróis e lanternas em LED, sensor de chuva, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, chave presencial e câmera de ré.

Interior e Painel do GAC Aion ES 2025
Painel do GAC Aion ES. Foto: GAC/Divulgação

A central multimídia tem 8 polegadas e suporte a Apple CarPlay via cabo, mas a tela é cercada por moldura plástica ampla, e o painel tem instrumentos analógicos. O sistema de som é básico, com apenas dois alto-falantes frontais.

Ficha técnica do novo GAC Aion ES 2025

EspecificaçãoDetalhes
TipoBEV (elétrico a bateria)
Comprimento (mm)4.810
Largura (mm)1.880
Altura (mm)1.545
Entre-eixos (mm)2.750
Capacidade do porta-malas453 litros
Peso (kg)1.658
MotorElétrico dianteiro
Potência (cv/kW)136 cv / 100 kW
Torque (kgfm/Nm)22,9 kgfm / 225 Nm
Velocidade máxima (km/h)130
Autonomia (km)314 (Inmetro)
Tipo de bateriaFosfato de ferro lítio
Capacidade da bateria (kWh)55,2
Tempo de recarga DC (30-80%)37 minutos (68 kW)
Tempo de recarga AC (30-80%)Aproximadamente 6h30min (220V)
Suspensão dianteiraMcPherson independente
Suspensão traseiraBarra de torção
FreiosDiscos ventilados (dianteiros), discos sólidos (traseiros)
RodasAlumínio 17 polegadas
Pneus215/55 R17
DireçãoEPS (elétrica)

Além do Aion ES, a chinesa GAC anunciou o lançamento de outros três carros elétricos (Hyptec HT, Aion V e Aion Y) e um híbrido (GS4).

Jornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.