Novo Nivus GTS 2026 – preço; todas as novidades do modelo recém lançado da Volkswagen
Conheça o novo Volkswagen Nivus GTS 2026: preço do SUV esportivo, motor 1.4 TSI, itens de série, desempenho e visual exclusivo.
O Volkswagen Nivus GTS 2026 chegou ao mercado brasileiro, com preço inicial de R$ 174.990. Com visual esportivo e motor mais potente, a nova versão do SUV cupê é a mais cara da linha e chega com foco em um público disposto a pagar mais por desempenho e estilo.
Depois de anos de especulação desde o lançamento da linha em 2020, a versão GTS traz consigo o histórico esportivo da Volkswagen, iniciado com o Passat GTS nos anos 1980. O Nivus é o primeiro SUV da marca a adotar a famosa sigla.
SUV com visual esportivo e exclusivo
O Nivus GTS contam com elementos visuais únicos que reforçam seu apelo esportivo. A dianteira exibe uma grade frontal estilo colmeia e uma barra de LED interligando os faróis.

Detalhes vermelhos identificam a versão GTS e estão presentes nos faróis, para-choques e retrovisores. As rodas de 17 polegadas são de série, mas há a opção de rodas aro 18″ por R$ 2.050.
O SUV também tem opções de cores com custo adicional, como o Branco Cristal (R$ 900) e tons Azul Titan, Vermelho Sunset e Cinza Moonstone (R$ 1.750 cada). Apenas o Preto Ninja é gratuito.
O spoiler traseiro é maior, e as lanternas em LED são conectadas, como nas demais versões. As dimensões seguem iguais: 4,27 m de comprimento e 415 litros de porta-malas.
Motor e desempenho do Nivus GTS 2026
O principal diferencial técnico do Nivus GTS em relação às outras versões do SUV é o motor 1.4 TSI (250 TSI) de 150 cv e 25,5 kgfm, combinado ao câmbio automático de seis marchas.
Esse conjunto permite aceleração de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos no teste prático do Autoesporte (vídeo abaixo), embora a Volkswagen declare 8,7 s. A velocidade máxima é de 197 km/h.
Apesar da demora nas respostas iniciais do acelerador — em parte por conta de exigências do Proconve L8 —, o desempenho melhora após os 2.000 rpm. O comportamento nas retomadas é mais consistente do que nas versões com motor 1.0 TSI, de acordo com o teste do Autoesporte.
Experiência ao volante
A engenharia focou em um novo ajuste de suspensão, com molas, amortecedores, barra estabilizadora e coxins exclusivos, além de um sistema de vetorização de torque que melhora o controle em curvas. A estabilidade em piso molhado e seco foi destaque nos testes.

Mesmo com o perfil esportivo, a dirigibilidade buscou manter conforto, já que o Nivus ainda é um SUV.
O vão livre ao solo foi ligeiramente reduzido para 17,1 cm, e o ângulo de ataque caiu para 18,3°. A suspensão é mais firme, mas ainda mais confortável que a do rival Fiat Fastback Abarth.
O câmbio, por outro lado, tem respostas lentas no modo manual e não realiza reduções de forma eficiente, mesmo no modo Sport. Em alguns trechos de pista, o automático foi mais funcional.
Interior funcional, mas com limitações
Por dentro, o novo Nivus GTS 2026 traz bancos escurecidos com costuras vermelhas, volante com acabamento exclusivo e assinatura GTS.

Há duas portas USB-C traseiras e saídas de ar para o banco de trás, mas o espaço interno não foi ampliado — e pessoas mais altas podem sentir desconforto, especialmente nos ombros e pernas.
O apoio de braço nas portas é de plástico rígido, o que prejudica o conforto em viagens mais longas. O teto solar, aguardado por muitos, não está disponível, pois a fábrica em São Bernardo do Campo (SP) não o produz para o modelo.
Equipamentos de série
O Nivus GTS reúne equipamentos das versões Comfortline e Highline, e entrega um pacote robusto de tecnologia e segurança:
- Carregador de celular por indução
- Câmera de ré
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
- Seis airbags
- Indicador de pressão dos pneus
- Assistente de permanência em faixa
- Sensor de ponto cego
- Frenagem autônoma de emergência
- Assistente de tráfego cruzado traseiro
- Estacionamento automático
- Travel Assist (combina ACC com assistente de faixa)
Público-alvo e concorrência do Nivus GTS 2026
A nova versão mira um público específico: consumidores que já conhecem o motor 1.4 TSI, como ex-donos de Polo GTS, e aqueles que preferem um carro mais alto e espaçoso, sem abrir mão de esportividade.
Em termos de potência, perde para rivais como o Fiat Fastback Abarth (185 cv), mas compensa com dinâmica refinada e proposta de uso equilibrada entre cidade e estrada.
Apesar do valor elevado, o conjunto entrega um SUV esportivo bem construído e com apelo visual consistente.