Início » Dúvidas Comuns » Pontuação na CNH em 2025: Quantos Pontos até Perder a Carteira?

Pontuação na CNH em 2025: Quantos Pontos até Perder a Carteira?


O sistema de pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um método de classificação acerca das infrações de trânsito. Essa prática está instituída no Código de Trânsito Brasileiro a partir da Lei nº 9.503/1997, que também determina a classificação das infrações em níveis.

Esse sistema considera diferentes faixas conforme o tipo de infração cometida. As infrações são classificadas como leves, médias, graves e gravíssimas, cada uma com sua pontuação específica, e a soma dessas infrações ao longo de 12 meses define a quantidade de pontos que pode ser acumulada antes da suspensão da carteira. Entenda melhor a seguir.

Como funciona o sistema de pontos da CNH para 2025?

O limite de pontos da CNH é condicionado à gravidade das infrações cometidas pelo motorista. A regra é a seguinte:

  • Limite de 40 pontos: O motorista pode acumular até 40 pontos em 12 meses, desde que não tenha cometido nenhuma infração gravíssima.
  • Limite de 30 pontos: Caso o condutor registre uma infração gravíssima no período de 12 meses, o limite de pontos é reduzido para 30.
  • Limite de 20 pontos: Quando há duas ou mais infrações gravíssimas no período, o limite de pontos cai para 20.

Neste sentido, se o condutor ultrapassar o limite de pontos permitido, ele está sujeito à suspensão da carta.

Como evitar a perda da CNH?

É importante destacar que a validade dos pontos na CNH é de 12 meses. Após esse período, os pontos de uma infração específica expiram automaticamente. Por exemplo, se um motorista comete uma infração gravíssima de 7 pontos, essa pontuação só será zerada após um ano, desde que não sejam cometidas outras infrações nesse período.

Ainda assim, é necessário ficar atento à soma total de infrações ao longo destes 12 meses para evitar ultrapassar o limite permitido.

Projeto de Lei prevê aumento de limite de pontos

Um novo Projeto de Lei (PL 2002/24) propõe mudanças no atual sistema de pontuação, especificamente para motoristas profissionais. A proposta sugere que a suspensão da CNH só ocorra quando o motorista atingir 80 pontos no período de 12 meses. Além disso, ao atingir 70 pontos, o condutor seria obrigado a realizar um curso de reciclagem, evitando a suspensão imediata da carteira.

Até o momento, o PL ainda está em tramitação na Câmara, e necessita de aprovação tanto na Câmara quanto no Senado.

Por enquanto, essas são as regras vigentes sobre o sistema de pontos para a CNH, que valem também para o ano de 2025. Cabe ao condutor ficar atento às próprias infrações, assim como sua pontuação total.