As 7 reclamações que mais ouvimos entre os donos do Hyundai HB20 em 2025
Veja as 7 principais reclamações de donos do Hyundai HB20 em 2025. Problemas variados que têm frustrado muitos proprietários.
O Hyundai HB20 continua entre os carros mais vendidos no Brasil, mas isso não impediu a recorrência de reclamações de donos do hatch, principalmente nas versões com motor turbo 1.0.
Mesmo carros novos têm apresentado defeitos que vão desde falhas mecânicas até barulhos e problemas de acabamento — o que vem incomodando quem comprou o modelo esperando mais qualidade.
1. Falhas no motor 1.0 TGDI por problemas na injeção direta
Vários donos reclamam que o carro perde força de repente ou até desliga sozinho. Em muitos casos, uma luz acende no painel avisando que há algo errado no motor.

Segundo alguns relatos, o problema pode voltar depois de um tempo mesmo após levar o carro para conserto.
Técnicos explicam que o motor turbo do Hyundai HB20 usa um sistema mais moderno para colocar combustível, que funciona sob mais pressão e precisa de combustível de boa qualidade. Quando isso não acontece, os problemas aparecem — e o conserto costuma ser caro.
2. Aumento inesperado no consumo de combustível
Outra reclamação frequente é que o carro começa a gastar mais do que o normal depois de alguns meses de uso, principalmente na cidade.
Isso pode acontecer quando o sistema do motor está sujo ou danificado, geralmente por causa de combustível ruim. Quando isso ocorre, o carro acaba usando mais combustível para rodar a mesma distância — e isso pesa no bolso.
3. Travamentos e falhas de conectividade na central multimídia
A central multimídia, aquela tela que controla rádio, GPS e conecta com o celular, também tem gerado reclamações por parte de alguns donos do HB20.

Entre os problemas mais relatados estão: travamentos, dificuldade para parear com o celular e falhas no sistema Bluelink, que permite controlar funções do carro pelo celular.
Para alguns clientes, parte desses defeitos apareceram já nos primeiros dias após tirar o carro da loja. Embora muitas vezes o problema seja resolvido com uma atualização no sistema, o número de queixas indica que esse pode ser um ponto fraco do carro.
4. Dificuldades ao engatar a marcha à ré (versões manuais)
Alguns donos de versões com câmbio manual do HB20 dizem que é difícil engatar a marcha à ré, principalmente quando o carro está frio ou em uma subida.
Embora o carro funcione normalmente, essa dificuldade deixa a sensação de que o câmbio é duro ou mal ajustado. Em alguns casos, oficinas conseguem amenizar o problema, mas ele continua sendo motivo de queixa.
5. Ruídos internos e externos com pouco tempo de uso
Mesmo com pouco tempo de uso, há donos que relatam que o carro começa a fazer barulhos dentro e fora da cabine. Veja os mais comuns:
- Estalos na suspensão ao passar em buracos
- Rangidos no painel
- Portas que vibram em certos tipos de piso
- Barulhos estranhos em curvas
Esses ruídos não significam que o carro está quebrado, mas incomodam e passam a sensação de que ele é menos bem acabado do que deveria.
6. Sensibilidade da pintura e acabamento externo
Por fora, o HB20 também tem pontos criticados. A pintura risca ou descasca com facilidade, especialmente em áreas como para-choques, maçanetas e retrovisores.

Além disso, há reclamações de que algumas peças do carro vêm desalinhadas, como portas ou o capô, o que tira o bom acabamento e pode passar a impressão de que o carro foi mal montado.
7. Sistema de freios com ruídos e trepidação
Alguns motoristas notaram que os freios fazem barulho metálico ou que o pedal treme ao pisar, mesmo com os freios aparentemente em boas condições.
Esses sinais podem indicar alguma falha no encaixe das peças ou um desgaste irregular. Em todo caso, é algo que precisa ser verificado por um mecânico para garantir a segurança.