Início » Atualidades » As 7 reclamações que mais ouvimos entre os donos do Hyundai HB20 em 2025

As 7 reclamações que mais ouvimos entre os donos do Hyundai HB20 em 2025

Veja as 7 principais reclamações de donos do Hyundai HB20 em 2025. Problemas variados que têm frustrado muitos proprietários.


O Hyundai HB20 continua entre os carros mais vendidos no Brasil, mas isso não impediu a recorrência de reclamações de donos do hatch, principalmente nas versões com motor turbo 1.0.

Mesmo carros novos têm apresentado defeitos que vão desde falhas mecânicas até barulhos e problemas de acabamento — o que vem incomodando quem comprou o modelo esperando mais qualidade.

1. Falhas no motor 1.0 TGDI por problemas na injeção direta

Vários donos reclamam que o carro perde força de repente ou até desliga sozinho. Em muitos casos, uma luz acende no painel avisando que há algo errado no motor.

Reclamações de donos do Hyundai HB20 em 2025
Foto: Divulgação/Hyundai

Segundo alguns relatos, o problema pode voltar depois de um tempo mesmo após levar o carro para conserto.

Técnicos explicam que o motor turbo do Hyundai HB20 usa um sistema mais moderno para colocar combustível, que funciona sob mais pressão e precisa de combustível de boa qualidade. Quando isso não acontece, os problemas aparecem — e o conserto costuma ser caro.

2. Aumento inesperado no consumo de combustível

Outra reclamação frequente é que o carro começa a gastar mais do que o normal depois de alguns meses de uso, principalmente na cidade.

Isso pode acontecer quando o sistema do motor está sujo ou danificado, geralmente por causa de combustível ruim. Quando isso ocorre, o carro acaba usando mais combustível para rodar a mesma distância — e isso pesa no bolso.

3. Travamentos e falhas de conectividade na central multimídia

A central multimídia, aquela tela que controla rádio, GPS e conecta com o celular, também tem gerado reclamações por parte de alguns donos do HB20.

Painel HB20 2026
Painel do HB20. Foto: Divulgação/Hyundai

Entre os problemas mais relatados estão: travamentos, dificuldade para parear com o celular e falhas no sistema Bluelink, que permite controlar funções do carro pelo celular.

Para alguns clientes, parte desses defeitos apareceram já nos primeiros dias após tirar o carro da loja. Embora muitas vezes o problema seja resolvido com uma atualização no sistema, o número de queixas indica que esse pode ser um ponto fraco do carro.

4. Dificuldades ao engatar a marcha à ré (versões manuais)

Alguns donos de versões com câmbio manual do HB20 dizem que é difícil engatar a marcha à ré, principalmente quando o carro está frio ou em uma subida.

Embora o carro funcione normalmente, essa dificuldade deixa a sensação de que o câmbio é duro ou mal ajustado. Em alguns casos, oficinas conseguem amenizar o problema, mas ele continua sendo motivo de queixa.

5. Ruídos internos e externos com pouco tempo de uso

Mesmo com pouco tempo de uso, há donos que relatam que o carro começa a fazer barulhos dentro e fora da cabine. Veja os mais comuns:

  • Estalos na suspensão ao passar em buracos
  • Rangidos no painel
  • Portas que vibram em certos tipos de piso
  • Barulhos estranhos em curvas

Esses ruídos não significam que o carro está quebrado, mas incomodam e passam a sensação de que ele é menos bem acabado do que deveria.

6. Sensibilidade da pintura e acabamento externo

Por fora, o HB20 também tem pontos criticados. A pintura risca ou descasca com facilidade, especialmente em áreas como para-choques, maçanetas e retrovisores.

Hyundai HB20 Sense Plus 1.0 PCD
Foto: Hyundai

Além disso, há reclamações de que algumas peças do carro vêm desalinhadas, como portas ou o capô, o que tira o bom acabamento e pode passar a impressão de que o carro foi mal montado.

7. Sistema de freios com ruídos e trepidação

Alguns motoristas notaram que os freios fazem barulho metálico ou que o pedal treme ao pisar, mesmo com os freios aparentemente em boas condições.

Esses sinais podem indicar alguma falha no encaixe das peças ou um desgaste irregular. Em todo caso, é algo que precisa ser verificado por um mecânico para garantir a segurança.

Jornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.