Início » Atualidades » Tendências para Carros PCD 2025: O Que Esperar do Mercado

Tendências para Carros PCD 2025: O Que Esperar do Mercado


A tecnologia é uma das principais aliadas quando se trata da evolução do mercado de automóveis. Neste sentido, veículos adaptados para pessoas com deficiência (PCD) têm passado por uma evolução significativa nos últimos anos, e as expectativas para 2025 apontam para um mercado ainda mais inclusivo e tecnologicamente avançado.

Esse tipo de mudança e constante evolução impacta diretamente nas montadoras, que visam deixar seus produtos ainda mais acessíveis e ergonômicos. Já em relação ao usuário, cada vez mais opções chegam ao mercado, fazendo com que diferentes deficiências e exigências sejam atendidas.

Como é um carro PCD?

Antes de tudo, um carro adaptado para pessoas PCDs precisa ser automático. A partir daí, algumas especificações são feitas de acordo com a deficiência do condutor ou passageiro em questão.

Uma adaptação muito comum no mercado de automóveis adaptados é a do controle manual, onde o condutor consegue controlar o acelerador, freio e embreagem usando as mãos. Além disso, o recurso de um volante adaptado, mais ergonômico e tecnológico, também é frequentemente usado.

Na prática, montadoras como a Nissan, com seu programa “Mobilidade para Todos”, têm oferecido modelos equipados com recursos como o Safety Shield 360°, que traz funcionalidades como monitoramento de ponto cego, assistência de frenagem automática e alertas de mudança de faixa. Essas inovações reduzem a necessidade de comandos manuais, proporcionando uma experiência de direção mais segura e confortável.

Sustentabilidade acessível

Outro ponto que promete ser uma das novidades para 2025 é o aquecimento de carros elétricos para pessoas com deficiência. Até pouco tempo atrás, este tipo de veículo não era atendido pelos benefícios fiscais voltados para esse público.

Porém, com a instalação de montadoras em área nacional como BYD e GWM, alguns veículos já se enquadram nos requisitos; e ajudam a repassar a mensagem de sustentabilidade e acessibilidade no trânsito.

Oportunidades de personalização em carros PCDs

Enquanto a tecnologia avança com o uso de Inteligência Artifical e outros serviços, montadoras vêm se destacando no cenário de carros adaptados. Rampas automáticas e elevadores são alguns dos exemplos de adaptações.

O design de alguns veículos é pensado para que cadeiras de rodas e outros equipamentos de mobilidade sejam transportados com tranquilidade, sem comprometer a estética. A inclusão de tecnologias assistivas, como comandos por voz e sistemas de navegação avançada, tem sido um diferencial que reforça o compromisso dessas marcas com a acessibilidade.

Neste sentido, é possível analisar como a variedade de veículos e o mercado de carros PCD tende a crescer no Brasil. Com a ajuda de uma tecnologia de ponta é possível proporcionar uma experiência de condução segura, confortável e digna para todos. O mercado continua em expansão, e a promessa é de que as barreiras sejam cada vez menores para pessoas com deficiência.