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Econômico e por menos de R$30 mil: este é modelo do VW Fox que vale muito a pena ter em 2025


O mercado de usados em 2025 ainda reserva algumas opções interessantes para quem procura um carro urbano acessível, com manutenção simples e espaço suficiente para o dia a dia. Um desses casos é o VW Fox 1.0 ano 2012.

Apesar da idade, o hatch segue chamando atenção principalmente pelo preço. O valor atual (julho de 2025) do Fox 1.0 2012 na Tabela Fipe é de R$ 29.332 para a versão de 2 portas e de R$ 31.070 para a de 4 portas.

Motor e desempenho do VW Fox 1.0 2012

O Fox 2012 traz sob o capô o motor 1.0 VHT Total Flex de 8 válvulas. Ele entrega até 76 cavalos com álcool e torque máximo de 10,6 kgfm a 3850 rpm.

VW Fox 1.0 2012 vale a pena ter em 2025

Na prática, isso se traduz em aceleração modesta: o 0 a 100 km/h é feito em cerca de 14,2 segundos. A velocidade final chega aos 162 km/h no etanol.

Apesar da ficha técnica, o desempenho é frequentemente criticado. Em avaliações práticas, o Fox 1.0 é descrito como um carro lento, especialmente para quem precisa rodar em rodovias com frequência ou realizar ultrapassagens com segurança. O foco aqui é claramente urbano.

Consumo de combustível

No que diz respeito ao consumo, os dados oficiais indicam bons números com gasolina — até 13,5 km/l na estrada e 11,5 km/l na cidade. No etanol, os valores caem para 9,5 km/l (estrada) e 7,5 km/l (cidade).

Na prática, o consumo depende do estilo de condução. Quem costuma exigir mais do motor pode perceber uma redução considerável nesses índices, especialmente com o carro carregado.

Espaço interno e dimensões

O Fox consegue equilibrar dimensões compactas com bom aproveitamento interno. A frente oferece conforto para motorista e passageiro, enquanto o banco traseiro acomoda três adultos com alguma limitação de espaço.

As medidas gerais do veículo são:

  • Comprimento: 3,82 m
  • Largura: 1,64 m
  • Altura: 1,54 m
  • Entre-eixos: 2,46 m
  • Porta-malas: 260 litros
  • Peso: 1.009 kg

Equipamentos e dirigibilidade

Mesmo sendo um modelo de entrada no mercado brasileiro em 2012, o VW Fox 1.0 já vinha com alguns itens importantes de série:

  • Airbags frontais
  • Freios ABS
  • Direção hidráulica
  • Câmbio manual de 5 marchas
  • Desembaçador traseiro
  • Bancos com ajuste de altura

Os pneus mais largos (195/60 R15) contribuem para a estabilidade. A suspensão é mais firme do que macia, o que melhora a segurança em curvas, mesmo que sacrifique um pouco do conforto em pisos irregulares.

Manutenção e pontos de atenção

O motor VHT que equipa o Fox 1.0 exige atenção especial com a lubrificação. Alguns relatos destacam que falhas nesse aspecto podem gerar problemas crônicos.

Foto: Divulgação/Volkswagen

É fundamental que o interessado faça uma avaliação completa com mecânico de confiança antes da compra.

Apesar disso, quando bem mantido, o modelo tem histórico de confiabilidade e baixo custo de manutenção. É importante avaliar:

  • Estado do motor e possíveis ruídos
  • Suspensão dianteira e traseira
  • Pneus e alinhamento
  • Histórico de trocas de óleo

Ficha Técnica – VW Fox 1.0 2012

EspecificaçãoDetalhes
Motorização1.0 VHT Total Flex 8V
Potência (cv)72 (gasolina) / 76 (álcool)
Torque (kgfm)9,7 (gasolina) / 10,6 (álcool)
CâmbioManual de 5 marchas
TraçãoDianteira
DireçãoHidráulica
Suspensão dianteiraMcPherson com barra estabilizadora
Suspensão traseiraEixo de torção
FreiosDiscos ventilados na dianteira
Consumo urbano (km/l)7,5 (álcool) / 11,5 (gasolina)
Consumo rodoviário (km/l)9,5 (álcool) / 13,5 (gasolina)
0 a 100 km/h14,2 segundos
Velocidade máxima160 km/h (gasolina) / 162 km/h (álcool)
Porta-malas260 litros
Tanque de combustível50 litros
Ocupantes5 pessoas
Peso1.009 kg
Dimensões (C x L x A)3.823 mm x 1.641 mm x 1.543 mm
Entre-eixos2.465 mm
Itens de sérieAirbags frontais, freios ABS, direção hidráulica, bancos com ajuste de altura, desembaçador traseiro

O VW Fox 2012 pode ser uma alternativa real para quem precisa de mobilidade com orçamento limitado — sem abrir mão de uma carroceria bem resolvida e ainda atual.

Jornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.