Os 4 carros híbridos capazes de rodar até 1.450 km sem precisar abastecer; como isso é possível?
Conheça 4 carros híbridos que ultrapassam 1.000 km de autonomia com um tanque e bateria cheia. Veja como essa eficiência é possível na prática.
Se você já ouviu falar de carros híbridos que percorrem mais de mil quilômetros com um tanque cheio, saiba que isso não é exagero de marketing. A nova geração de híbridos está superando marcas antes consideradas inalcançáveis.
O segredo está na evolução da tecnologia híbrida, principalmente dos modelos plug-in (PHEVs), que combinam motores eficientes, baterias maiores e gestão eletrônica inteligente para maximizar o desempenho e a economia de combustível.
Carros híbridos podem rodar mais de 1.000 km sem abastecer
A grande virada de chave está no uso dos sistemas elétricos para compensar as perdas naturais dos motores a combustão. Esses motores operam com maior eficiência quando giram em faixas específicas de rotação.

No uso urbano, porém, essa faixa raramente é mantida, o que resulta em desperdício de energia.
Nos modelos híbridos mais avançados, o motor a combustão funciona quase sempre como gerador, mantendo a rotação ideal. Já o motor elétrico assume o papel de tração, com eficiência próxima a 100%.
Baterias maiores, regeneração de energia nas frenagens e modos de condução otimizados ajudam a alcançar autonomias que ultrapassam 1.000 km.
Como carros híbridos podem ter autonomia de mais de 1.000 km?
A autonomia acima de 1.000 km depende da combinação de vários fatores:
- Tanque de combustível com pelo menos 50 litros.
- Consumo médio na faixa de 15 a 20 km/l.
- Baterias com capacidade a partir de 18 kWh.
- Autonomia elétrica real de 60 a 120 km.
- Gestão inteligente que combina motores de forma eficiente.
- Sistema de regeneração de energia em desacelerações.
Em um exemplo prático, um carro com 120 km de autonomia elétrica e 880 km a combustão (55 litros a 16 km/l) alcança 1.000 km sem reabastecer.
Carros híbridos com autonomia que pode passar de 1.000 km
Modelos disponíveis no mercado brasileiro ou prestes a chegar no país já demonstram esses resultados na prática. Veja abaixo quatro SUVs híbridos que chamam a atenção por sua capacidade de ir longe com uma só carga e tanque cheio.
BYD Song Plus
O SUV mais vendido da BYD em 2024 tem autonomia combinada de até 1.200 km. A versão 2025 traz melhorias como uma bateria de 18,3 kWh (com até 68 km de alcance elétrico) e recarga em corrente alternada até 6,6 kW.

O sistema híbrido entrega 235 cv de potência combinada, usando um motor 1.5 a gasolina e outro elétrico de 194 cv. O consumo caiu em relação ao modelo anterior: faz 18,1 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada.
O Song Plus também evoluiu em tecnologia e conforto: painel digital, central multimídia giratória de 15,6”, ar-condicionado dual zone, teto solar e pacote completo de assistência à condução. O porta-malas acomoda até 574 litros, um dos maiores do segmento.
GWM Haval H4
Com estreia prevista para o segundo semestre de 2025, o Haval H4 deve mirar o público que quer um híbrido eficiente sem ultrapassar os R$ 200 mil. A autonomia combinada pode chegar a 1.430 km, segundo testes no Chile.

O conjunto mecânico traz motor 1.5 turbo ciclo Miller aliado a dois motores elétricos, com 243 cv e 54 kgfm. O câmbio DHT tem duas marchas mecânicas para maior eficiência em velocidades de cruzeiro.
O consumo é destaque: 26 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada (dados internacionais). O carro oferece bom espaço interno e sistemas ADAS, mas ainda não conta com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O porta-malas tem 460 litros, mas parte do espaço é ocupado pelas baterias.
Jaecoo 7 PHEV
O SUV da marca chinesa alcançou 1.353 km de autonomia em testes e tem desempenho acima da média. A combinação de um motor 1.5 turbo (135 cv) e um motor elétrico (204 cv) gera 339 cv no total. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7 segundos.

A bateria de 18,3 kWh garante até 125,2 km em modo elétrico e permite recarga rápida de até 40 kW. O consumo híbrido é de 28,6 km/l na cidade e 17,9 km/l na estrada.
Equipado com central multimídia de 14,8″, teto solar panorâmico e câmeras 540°, o Jaecoo 7 PHEV chega ao Brasil em duas versões, a partir de R$ 229.990. Os primeiros compradores ainda recebem bônus em combustível e manutenção gratuita.
BYD Song Pro
O Song Pro também alcança números expressivos: até 1.100 km de autonomia combinada com bateria cheia e tanque completo. A bateria é a mesma do Song Plus (18,3 kWh), com autonomia elétrica de até 110 km (NEDC).

Com potência combinada de 235 cv, o modelo faz até 22,7 km/l em ciclos de teste europeus e cerca de 20 km/l no uso urbano híbrido.
O Song Pro tem acabamento interno com materiais de boa qualidade e tela multimídia rotativa de 12,8″. No entanto, fica devendo teto solar e pacote ADAS. Seu porta-malas acomoda até 520 litros, mas o espaço útil real é menor.