Pilotos Experientes NUNCA FAZEM ISSO! 7 Erros Fatais para você não cometer na garupa da moto
Evite erros ao viajar na garupa da moto que irritam pilotos experientes e colocam vidas em risco. Veja alguns comportamentos perigosos.
Os erros ao andar na garupa da moto ou com um passageiro são mais comuns do que se imagina — e podem colocar em risco a vida de ambos. Pilotos experientes sabem identificar esses comportamentos e deixam claro o que não aceitam em quem vai junto.
Se você costuma pegar carona numa moto ou andar com passageiros, vale a pena prestar atenção nesses conselhos diretos de quem entende do assunto e já viu (ou sentiu) esses erros acontecerem na prática.
1. Tocar os pés no chão nos semáforos ou paradas
Muita gente acha que está ajudando quando apoia os pés no chão nas paradas, mas isso é um erro. O controle da moto em momentos de parada é responsabilidade do piloto.

Quando o garupa interfere nesse processo, pode causar desequilíbrio ou até dificultar a retomada da aceleração. O ideal é manter os pés nos pedais e o corpo relaxado, acompanhando a postura do piloto.
2. Usar o piloto como apoio para levantar o próprio corpo
Outro hábito perigoso é se apoiar nas costas ou ombros do piloto para subir ou descer da moto. Além de desconfortável, esse impulso pode desestabilizar completamente a moto — principalmente se o piloto ainda estiver com os dois pés nos apoios.
A forma correta de subir ou descer é usando as alças da moto ou o apoio traseiro, quando disponível.
3. Bater o capacete no do piloto constantemente
Nas frenagens, é comum o passageiro desatento acabar encostando o capacete no do piloto, e às vezes com força. Além de irritante, isso atrapalha a concentração e pode afetar o controle da moto.
Entre os erros na garupa da moto, esse é um dos mais frequentes e facilmente evitáveis. O ideal é manter uma leve distância entre os corpos e acompanhar suavemente os movimentos da moto com o tronco.
4. Inclinar o tronco ao contrário nas curvas (ou “travar” o corpo)
Um erro comum entre iniciantes é travar o corpo nas curvas ou até se inclinar no sentido oposto. Isso interfere diretamente na condução e no raio da curva.

O garupa deve seguir a inclinação natural da moto, mantendo o corpo alinhado com o piloto e os olhos voltados para frente. Tentar “corrigir” o movimento por medo só aumenta o risco de acidente
5. Usar mochila grande ou com alças soltas
Mochilas volumosas podem bater nas costas ou no capacete do piloto, prejudicando a visão ou a mobilidade dos braços.
Já alças soltas são um perigo à parte: podem enroscar em partes da moto ou serem puxadas pelo vento e atingir veículos próximos. A recomendação é usar mochilas compactas e bem ajustadas ao corpo.
6. Ficar mexendo no celular ou usando fones de ouvido durante o trajeto
Usar o celular enquanto está na garupa não é apenas uma distração — é um risco real. O movimento da moto pode fazer o aparelho escapar da mão e cair na pista, oferecendo perigo para quem vem atrás.
Já os fones de ouvido dificultam a comunicação com o piloto e impedem que o passageiro perceba sons importantes do trânsito, como buzinas ou sirenes.
7. Subir na moto antes do piloto estar pronto
Esse é um dos erros mais arriscados. Quando o garupa sobe sem aviso prévio, pode surpreender o piloto e causar a queda da moto, principalmente em modelos mais pesados.
O correto é esperar o sinal do piloto, que deve estar com os pés firmes no chão, as mãos no guidão e o corpo preparado para receber o peso extra com equilíbrio.