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Fiat surpreende com nova tabela de preço do Fiat Pulse, após sucesso – e ameaças – do VW Tera

Preço do Fiat Pulse 2026 cai e força comparações com o novo VW Tera, SUV de entrada que agitou o mercado brasileiro.


O preço do Fiat Pulse foi reajustado pouco após o lançamento do Volkswagen Tera, SUV de entrada que chegou ao mercado com grande visibilidade e valores competitivos.

A resposta da Fiat veio rápida, com reposicionamento da linha 2026 do Pulse e retorno de versões que haviam sido removidas do catálogo.

Nova tabela de preços do Fiat Pulse

Com o Pulse 2026, a Fiat revisou os preços e reorganizou as versões. A principal novidade está no retorno da versão Drive (imagem abaixo) com câmbio manual, que havia saído de linha em abril, e agora volta como opção de entrada.

Fiat Pulse Drive 2026. Foto: Divulgação/Fiat

Além disso, há rumores sobre a possibilidade de uma versão ainda mais acessível, equipada com o motor 1.0 aspirado do Argo.

Confira abaixo a nova tabela de preços:

  • Drive 1.3 MT – R$ 98.990
  • Drive 1.3 AT – R$ 111.990
  • T200 AT – R$ 116.990
  • Audace T200 Hybrid AT – R$ 131.990
  • Impetus T200 Hybrid AT – R$ 146.990

A versão de entrada agora custa menos que a do Volkswagen Tera, reposicionando o Pulse como a opção mais barata entre os dois modelos.

O que muda no Pulse 2026

Além do preço, o Fiat Pulse 2026 traz discretas mudanças no design. A frente recebeu filetes verticais no lugar das linhas horizontais na grade, além de ajustes no para-choque e novos faróis de neblina nas extremidades. As rodas também ganharam novos desenhos em algumas versões.

Fiat Pulse Turbo 200. Foto: Divulgação/Fiat

No interior, a versão Drive 1.3 agora vem com acabamento escurecido, enquanto a Audace traz tecido renovado e a Impetus passa a oferecer bancos com material sintético que imita couro. O modelo mantém a configuração de cinco versões, com diferentes conjuntos mecânicos:

  • Motor 1.3 Firefly (107 cv), com câmbio manual ou CVT.
  • Motor 1.0 turbo (130 cv), com ou sem sistema híbrido leve (12V).
  • As versões híbridas prometem menor consumo e menor emissão de poluentes, mas não há ganho de potência.

Nos equipamentos, o Pulse oferece desde ar-condicionado digital, central multimídia, rodas aro 16 e quatro airbags na versão de entrada, até assistentes de condução e teto solar panorâmico nas versões topo de linha.

Aqui você pode conferir mais detalhes sobre as versões do novo Fiat Pulse 2026.

Como é o novo Volkswagen Tera

O Tera chegou ao Brasil em quatro versões e causou impacto ao oferecer a configuração MPI por R$ 99.990 nas primeiras 999 unidades — valor que depois subiu para R$ 103.990.

VW Tera 2026
Foto: Divulgação/Volkswagen

A estratégia da Volkswagen inclui também a exportação do modelo a outros países da América Latina e, futuramente, para a África do Sul.

Os preços atuais do Tera são:

  • MPI MT – R$ 103.990
  • TSI MT – R$ 116.990
  • Comfort AT – R$ 126.990
  • High AT – R$ 139.990

O modelo se destaca por oferecer seis airbags de série, central multimídia de 10,1”, frenagem autônoma de emergência e painel digital já na versão de entrada.

A motorização varia entre o 1.0 aspirado (84 cv) com câmbio manual e o 1.0 turbo (116 cv), com opção de câmbio automático de seis marchas nas versões superiores.

Em termos de consumo, o Tera apresenta bons números: a versão MPI faz até 14,7 km/l na estrada com gasolina, enquanto a versão TSI manual chega a 15 km/l.

Comparativo entre Pulse e Tera

Com o reposicionamento do Fiat Pulse, as diferenças entre os dois SUVs que ocupam a mesma faixa de preço no mercado brasileiro se tornaram ainda mais relevantes para o consumidor. Confira os principais pontos de comparação:

CaracterísticaFiat Pulse 2026Volkswagen Tera
Preço inicialR$ 98.990 (Drive 1.3 MT)R$ 103.990 (MPI MT)
Versões disponíveis5 versões (até híbrido leve)4 versões
Motorização de entrada1.3 aspirado – 107 cv1.0 aspirado – 84 cv
Versões turboSim, com até 130 cvSim, com até 116 cv
Versões híbridasSim (híbrido leve MHEV)Não possui
TransmissõesManual e CVTManual e automática (6 marchas)
Airbags na versão básica4 airbags6 airbags
Central multimídia (entrada)8,5”10,1”
Consumo médio (gasolina)Não informado (estimado abaixo do Tera)Até 15 km/l estrada (TSI MT)
Pacotes opcionaisADAS, teto solar panorâmicoADAS (versão High), pacote visual “Outfit”
Design atualizadoSim, frente e interior redesenhadosSim, nova identidade visual da VW
Tecnologia embarcadaBoa nas versões superioresBoa desde a versão de entrada

Ambos os modelos chegam com pacotes de versões variados, buscando atender perfis diferentes de consumidores — desde quem quer o básico com bom consumo até quem busca mais conectividade e recursos eletrônicos.

Para entender melhor as diferenças e semelhanças entre os dois, deixamos como sugestão esse comparativo do Autoesporte, que inclui ainda o Renault Kardian.

Jornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.