Fiat surpreende com nova tabela de preço do Fiat Pulse, após sucesso – e ameaças – do VW Tera
Preço do Fiat Pulse 2026 cai e força comparações com o novo VW Tera, SUV de entrada que agitou o mercado brasileiro.
O preço do Fiat Pulse foi reajustado pouco após o lançamento do Volkswagen Tera, SUV de entrada que chegou ao mercado com grande visibilidade e valores competitivos.
A resposta da Fiat veio rápida, com reposicionamento da linha 2026 do Pulse e retorno de versões que haviam sido removidas do catálogo.
Nova tabela de preços do Fiat Pulse
Com o Pulse 2026, a Fiat revisou os preços e reorganizou as versões. A principal novidade está no retorno da versão Drive (imagem abaixo) com câmbio manual, que havia saído de linha em abril, e agora volta como opção de entrada.

Além disso, há rumores sobre a possibilidade de uma versão ainda mais acessível, equipada com o motor 1.0 aspirado do Argo.
Confira abaixo a nova tabela de preços:
- Drive 1.3 MT – R$ 98.990
- Drive 1.3 AT – R$ 111.990
- T200 AT – R$ 116.990
- Audace T200 Hybrid AT – R$ 131.990
- Impetus T200 Hybrid AT – R$ 146.990
A versão de entrada agora custa menos que a do Volkswagen Tera, reposicionando o Pulse como a opção mais barata entre os dois modelos.
O que muda no Pulse 2026
Além do preço, o Fiat Pulse 2026 traz discretas mudanças no design. A frente recebeu filetes verticais no lugar das linhas horizontais na grade, além de ajustes no para-choque e novos faróis de neblina nas extremidades. As rodas também ganharam novos desenhos em algumas versões.

No interior, a versão Drive 1.3 agora vem com acabamento escurecido, enquanto a Audace traz tecido renovado e a Impetus passa a oferecer bancos com material sintético que imita couro. O modelo mantém a configuração de cinco versões, com diferentes conjuntos mecânicos:
- Motor 1.3 Firefly (107 cv), com câmbio manual ou CVT.
- Motor 1.0 turbo (130 cv), com ou sem sistema híbrido leve (12V).
- As versões híbridas prometem menor consumo e menor emissão de poluentes, mas não há ganho de potência.
Nos equipamentos, o Pulse oferece desde ar-condicionado digital, central multimídia, rodas aro 16 e quatro airbags na versão de entrada, até assistentes de condução e teto solar panorâmico nas versões topo de linha.
Aqui você pode conferir mais detalhes sobre as versões do novo Fiat Pulse 2026.
Como é o novo Volkswagen Tera
O Tera chegou ao Brasil em quatro versões e causou impacto ao oferecer a configuração MPI por R$ 99.990 nas primeiras 999 unidades — valor que depois subiu para R$ 103.990.

A estratégia da Volkswagen inclui também a exportação do modelo a outros países da América Latina e, futuramente, para a África do Sul.
Os preços atuais do Tera são:
- MPI MT – R$ 103.990
- TSI MT – R$ 116.990
- Comfort AT – R$ 126.990
- High AT – R$ 139.990
O modelo se destaca por oferecer seis airbags de série, central multimídia de 10,1”, frenagem autônoma de emergência e painel digital já na versão de entrada.
A motorização varia entre o 1.0 aspirado (84 cv) com câmbio manual e o 1.0 turbo (116 cv), com opção de câmbio automático de seis marchas nas versões superiores.
Em termos de consumo, o Tera apresenta bons números: a versão MPI faz até 14,7 km/l na estrada com gasolina, enquanto a versão TSI manual chega a 15 km/l.
Comparativo entre Pulse e Tera
Com o reposicionamento do Fiat Pulse, as diferenças entre os dois SUVs que ocupam a mesma faixa de preço no mercado brasileiro se tornaram ainda mais relevantes para o consumidor. Confira os principais pontos de comparação:
Característica | Fiat Pulse 2026 | Volkswagen Tera |
---|---|---|
Preço inicial | R$ 98.990 (Drive 1.3 MT) | R$ 103.990 (MPI MT) |
Versões disponíveis | 5 versões (até híbrido leve) | 4 versões |
Motorização de entrada | 1.3 aspirado – 107 cv | 1.0 aspirado – 84 cv |
Versões turbo | Sim, com até 130 cv | Sim, com até 116 cv |
Versões híbridas | Sim (híbrido leve MHEV) | Não possui |
Transmissões | Manual e CVT | Manual e automática (6 marchas) |
Airbags na versão básica | 4 airbags | 6 airbags |
Central multimídia (entrada) | 8,5” | 10,1” |
Consumo médio (gasolina) | Não informado (estimado abaixo do Tera) | Até 15 km/l estrada (TSI MT) |
Pacotes opcionais | ADAS, teto solar panorâmico | ADAS (versão High), pacote visual “Outfit” |
Design atualizado | Sim, frente e interior redesenhados | Sim, nova identidade visual da VW |
Tecnologia embarcada | Boa nas versões superiores | Boa desde a versão de entrada |
Ambos os modelos chegam com pacotes de versões variados, buscando atender perfis diferentes de consumidores — desde quem quer o básico com bom consumo até quem busca mais conectividade e recursos eletrônicos.
Para entender melhor as diferenças e semelhanças entre os dois, deixamos como sugestão esse comparativo do Autoesporte, que inclui ainda o Renault Kardian.