Nova picape da Volkswagen: conheça a Tarok e as expectativas de preço para o lançamento
Volkswagen Tarok chega para competir com Fiat Toro e Montana. Confira detalhes da nova picape, motorização, tecnologia e preços estimados.
A Volkswagen prepara sua nova picape intermediária para o mercado brasileiro, batizada de Tarok, modelo que já foi visto em testes camuflados e tem previsão de chegada às concessionárias entre 2025 e 2026.
A proposta da marca é competir diretamente com Fiat Toro, Chevrolet Montana e Renault Oroch.
Produzida na fábrica de São José dos Pinhais (PR), a Tarok representa um investimento de R$ 3 bilhões da Volkswagen para modernizar sua linha de montagem até 2028.
Plataforma e design

A Volkswagen Tarok será construída sobre a plataforma MQB A0, a mesma utilizada no T-Cross e Virtus. Elementos de design do SUV devem estar presentes na picape, tanto no exterior quanto no interior.
O veículo terá porte semelhante ao da Chevrolet Montana, mas deve trazer diferenciais em tecnologia e acabamento.
As dimensões estimadas incluem 4,80 metros de comprimento, 1,80 metro de largura e entre-eixos de 2,80 metros, garantindo espaço interno competitivo. A altura do solo de 20 centímetros reforça sua proposta de versatilidade para o uso urbano e off-road leve.
A Tarok contará com faróis full LED e uma grade frontal robusta com detalhes cromados. Outro destaque será a modularidade da caçamba, permitindo a ampliação do espaço para cargas maiores.
Motorização e desempenho
Inicialmente, havia expectativa de que a Tarok estreasse o motor 1.5 EVO2 da Volkswagen, mas as informações mais recentes indicam que o modelo chegará ao mercado com o motor 1.4 TSI turbo, entregando 150 cv e 25,5 mkgf de torque.
O câmbio será automático de seis marchas, mas versões com transmissão manual podem ser oferecidas para o público que busca um veículo de trabalho.
Além dessa motorização, há a possibilidade de uma versão com motor 1.0 turbo de 128 cv para as configurações de entrada. A Volkswagen também planeja lançar uma variante híbrida leve, com sistema de 48V para reduzir o consumo de combustível.
Com essa tecnologia, a expectativa é que a picape faça até 14 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.
Interior e tecnologia

O interior da Tarok seguirá o padrão da Volkswagen, combinando materiais como couro sintético e plástico rígido. O painel digital configurável de 10 polegadas e o sistema multimídia VW Play, compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, são esperados como itens de série.
A picape contará com carregamento de celular por indução, climatização digital, volante multifuncional e chave presencial. O porta-malas terá capacidade de aproximadamente 500 litros, ampliando sua usabilidade.
Preços e concorrência
A expectativa é que a Volkswagen Tarok chegue ao mercado com preços variando entre R$ 160 mil nas versões básicas e podendo ultrapassar R$ 200 mil nas versões híbridas topo de linha.
Com essa estratégia, a Tarok se posiciona acima da Chevrolet Montana e próxima da Fiat Toro, sua principal concorrente.