Vale a pena pagar mais de R$ 200 mil em um Honda HR-V 0 km?
Descubra se vale a pena investir mais de R$ 200 mil no Honda HR-V Touring 0 km. Detalhamos desempenho, consumo, tecnologia, pontos fortes e fracos deste SUV.
Entre os melhores SUVs compactos disponíveis no Brasil, o Honda HR-V Touring tem se destacado, mas também levanta questionamentos devido ao seu preço alto.
Com um valor de R$ 201.500 nessa versão topo de linha, ele oferece tecnologias avançadas, um motor turbo eficiente e um acabamento premium. Mas será que o modelo justifica o investimento?
Conhecendo o Honda HR-V Touring
O Honda HR-V Touring se posiciona como a versão mais completa da linha, e isso reflete diretamente no preço. Ele vem equipado com o motor 1.5L VTEC Turbo Flex de 177 cv e torque de 24,5 kgfm, um dos mais potentes entre os SUVs compactos.
Essa configuração faz com que o HR-V Touring se diferencie dos modelos aspirados da mesma linha (EX e EXL). Além disso, inclui uma boa variedade de itens de conforto e segurança, como o pacote Honda Sensing, que traz tecnologias avançadas para assistência ao motorista.
Outros destaques incluem o sistema de conectividade myHonda Connect, que integra o motorista ao carro por meio de um aplicativo exclusivo, e o Magic Seat, uma funcionalidade única dos bancos traseiros que permite configurações variadas para maximizar o espaço interno.
O modelo também conta com porta-malas de abertura automática com função hands-free, ajuste elétrico do banco do motorista e revestimento premium em couro.
Motor e Desempenho do Honda HR-V
A motorização do HR-V Touring é um de seus maiores atrativos. O motor 1.5 turbo flex, compartilhado com o Civic, entrega uma condução ágil e segura. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, o que o coloca entre os melhores carros do segmento em termos de desempenho.
Por outro lado, o câmbio automático CVT, que simula sete marchas, é alvo de críticas. Em certos momentos, ele demora a responder, especialmente em situações que exigem mudanças rápidas de velocidade.
Para minimizar isso, o modelo oferece três modos de condução:
- Econômico, que prioriza eficiência no consumo;
- Normal, que equilibra performance e economia;
- Esportivo, que entrega respostas mais rápidas e uma experiência de direção mais dinâmica.
Consumo e Comodidade
O Honda HR-V 0 km apresenta um consumo eficiente para um SUV com motor turbo. Segundo o Inmetro, o modelo alcança 11,4 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, as médias ficam em 8 km/l e 9,2 km/l, respectivamente.
Ainda assim, rivais como o Volkswagen Taos podem apresentar números semelhantes ou ligeiramente melhores, dependendo do uso.
Na comodidade, o HR-V Touring é exemplar. O isolamento acústico foi aprimorado nesta geração, garantindo uma cabine silenciosa, mesmo em altas velocidades ou em terrenos irregulares.
O ar-condicionado digital de duas zonas permite que motorista e passageiro ajustem temperaturas independentes, enquanto os bancos dianteiros oferecem ergonomia de alto nível. No entanto, o espaço traseiro é ideal apenas para quatro adultos — o banco central é estreito e menos confortável para viagens longas.
Detalhes Externos desse SUV
O design do Honda HR-V Touring foi atualizado para trazer uma aparência mais esportiva e sofisticada. A grade frontal com padrão tridimensional e os faróis Full LED reforçam a identidade moderna do modelo.
As rodas exclusivas aro 17 possuem acabamento que combina com a proposta do motor turbo, com estilo que remete à esportividade.
Elementos como retrovisores reposicionados, que ampliam a visibilidade, e maçanetas traseiras embutidas na coluna dão um toque único ao design.
A traseira, com lanternas escurecidas e uma régua iluminada entre as luzes, divide opiniões. Alguns consideram o visual arrojado, enquanto outros preferem a simplicidade das versões anteriores.
Como é o Interior do Carro?
O interior do HR-V Touring mantém o padrão elevado da Honda. Os materiais utilizados são de alta qualidade, com predominância de couro e acabamentos bem montados.
O espaço interno é versátil graças ao Magic Seat, que permite dobrar os bancos de diferentes formas para carregar objetos volumosos. Apesar disso, o porta-malas de 354 litros é menor do que o de concorrentes como o Fiat Fastback e o Volkswagen Taos.
O painel conta com um quadro de instrumentos parcialmente digital, com tela de 7 polegadas, e uma central multimídia de 8 polegadas com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.
No entanto, a central é criticada por seus gráficos ultrapassados e resolução limitada das câmeras de ré e do sistema LaneWatch, que projeta imagens do ponto cego lateral. Apesar de funcional, a experiência geral poderia ser mais moderna.
Destaques da Tecnologia e dos Itens de Segurança
O Honda Sensing é o ponto alto da tecnologia no HR-V Touring. Ele inclui recursos como controle de cruzeiro adaptativo com função de parada total, frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa.
Também conta com alerta de ponto cego, embora o sistema LaneWatch seja considerado inferior a tecnologias contínuas de rivais, que utilizam sensores e alertas sonoros mais intuitivos.
Outros equipamentos notáveis incluem sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, carregador de celular por indução e chave com função de partida remota, permitindo que o ar-condicionado comece a funcionar antes mesmo de você entrar no carro.
Pontos Fortes do Honda HR-V
- Motor turbo eficiente, com boa performance em ultrapassagens e retomadas.
- Pacote Honda Sensing, com uma das tecnologias de segurança mais completas da categoria.
- Acabamento interno de qualidade, com materiais premium e montagem esmerada.
- Isolamento acústico eficiente, proporcionando conforto mesmo em ambientes ruidosos.
- Configuração versátil dos bancos com o sistema Magic Seat.
Pontos Fracos do Honda HR-V
- Câmbio CVT pouco responsivo, prejudicando a experiência de direção em certas situações.
- Porta-malas de 354 litros, considerado pequeno para um SUV dessa categoria.
- Central multimídia ultrapassada, com câmeras de baixa resolução e design antiquado.
- Preço elevado, competindo diretamente com modelos maiores e mais bem equipados, como Volkswagen Taos e Jeep Compass.
Vale a Pena pagar R$ 200 mil no Honda HR-V?
O Honda HR-V Touring se posiciona entre os melhores carros do segmento em termos de acabamento, segurança e tecnologia. Contudo, seu preço elevado coloca o modelo em concorrência direta com SUVs maiores e mais potentes.
Para quem valoriza a confiabilidade da Honda, o conforto interno e o pacote de segurança avançado, o investimento pode valer a pena.
No entanto, compradores que precisam de mais espaço ou desejam uma central multimídia mais moderna podem encontrar alternativas melhores na faixa de carros de R$ 200 mil.