Novo Volvo EX30 2025 – preço e ficha técnica do SUV 100% elétrico
O Volvo EX30 2025 é um SUV compacto totalmente elétrico que veio ao mercado brasileiro com a proposta de tornar a eletrificação mais acessível, mantendo o padrão de segurança e sofisticação da marca sueca.
Com design moderno e tecnologias avançadas, o modelo tem três versões com diferentes baterias e níveis de equipamentos, buscando atender desde motoristas que priorizam o custo-benefício até os que querem mais conforto e recursos tecnológicos.
Volvo EX30 2025 – preço de cada versão
O Volvo EX30 é um SUV elétrico compacto com preço competitivo dentro da categoria premium.

A linha 2025 está disponível em três versões com preços que variam conforme os equipamentos e autonomia da bateria:
- EX30 Core: R$ 229.950
- EX30 Plus: R$ 269.950
- EX30 Ultra: R$ 299.950
Esses preços colocam o EX30 como uma opção viável em comparação a SUVs a combustão premium, como o Jeep Compass e Volkswagen Taos.
Além disso, ele se destaca por sua desvalorização reduzida em comparação a outros veículos da mesma faixa. O Volvo EX30 foi reconhecido pela revista Quatro Rodas como o elétrico com menor depreciação no país, com índice de 7%, um desempenho superior até mesmo a SUVs a combustão de categorias similares.
Dimensões e espaço interno
Com 4,23 metros de comprimento, 1,83 metro de largura e 1,54 metro de altura, o EX30 apresenta medidas típicas para um SUV compacto.

Seu entre-eixos de 2,65 metros é equivalente ao do Volkswagen T-Cross, mas o porta-malas tem capacidade inferior, com 318 litros contra 420 litros do concorrente.
No interior, o design privilegia o conforto dos bancos dianteiros, mas o espaço para as pernas no banco traseiro é limitado, especialmente para passageiros altos.
Outro ponto que chama atenção é a ausência de saídas de ar-condicionado traseiras, mesmo na versão topo Ultra, um detalhe que foge do esperado para a categoria.
Motor, desempenho e autonomia do Volvo EX30 2025
O EX30 conta com um motor elétrico único no eixo traseiro, capaz de entregar 272 cavalos de potência e torque de 35 kgfm.

A versão Core traz bateria de 51 kWh, que permite autonomia de 250 km conforme dados do Inmetro. Já as versões Plus e Ultra vêm equipadas com bateria de 69 kWh, garantindo até 338 km de alcance.
O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos na versão Core e em 5,3 segundos nas versões mais caras, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 180 km/h. A recarga rápida atinge até 153 kW nas versões com bateria maior.
Uma versão com dois motores, tração integral e 428 cv deve ser lançada em 2025.
Tecnologia e equipamentos
O interior do SUV elétrico da Volvo é marcado por um visual minimalista, com todos os controles concentrados em uma central multimídia vertical de 12,3 polegadas.

Não há botões físicos, e ajustes como os dos retrovisores são feitos via tela e comandos no volante, o que exige certo tempo de adaptação.
As versões contam com sistema de som premium Harman Kardon, bancos em couro, ar-condicionado automático, controle de cruzeiro adaptativo e diversos sistemas de segurança, incluindo seis airbags, frenagem automática, alerta de ponto cego e câmeras 360 graus na versão Ultra.
Principais críticas ao SUV elétrico
Entre as críticas ao EX30 estão o espaço reduzido para os passageiros traseiros e a falta das saídas de ar-condicionado nessa área. O posicionamento do velocímetro na tela central exige que o motorista desvie o olhar da direção, o que pode incomodar.
Além disso, o controle dos retrovisores via tela não é prático. Outro ponto que pode dificultar o uso em viagens é a infraestrutura ainda restrita de estações de recarga rápida no Brasil.
Ficha Técnica do Volvo EX30 2025
Especificação | Detalhes |
---|---|
Motorização | Motor elétrico traseiro, 272 cv, 35 kgfm |
Bateria | 51 kWh (Core), 69 kWh (Plus/Ultra) |
Autonomia (Inmetro) | 250 km (Core), 338 km (Plus/Ultra) |
Aceleração 0-100 km/h | 5,7 s (Core), 5,3 s (Plus/Ultra) |
Velocidade máxima | 180 km/h (limitada eletronicamente) |
Dimensões (CxLxA) | 4,23 m x 1,83 m x 1,54 m |
Entre-eixos | 2,65 m |
Porta-malas | 318 litros |
Suspensão | Dianteira McPherson independente; traseira multibraço |
Freios | Discos ventilados dianteiros; discos sólidos traseiros |
Direção | Elétrica |
Peso | 1.650 kg (aproximado) |
Carregamento rápido | Até 153 kW (Plus/Ultra) |
Versões e preços | Core (R$ 229.950), Plus (R$ 269.950), Ultra (R$ 299.950) |
O Volvo EX30 vem ganhando destaque no mercado pela combinação de design, desempenho e tecnologias de segurança. A Volvo espera vender cerca de 8 mil unidades em 2025.