Início » Novidades (2025) » Fiat Panda 2025 é o “novo Uno” com data de lançamento no Brasil e promessa de ser o mais barato

Fiat Panda 2025 é o “novo Uno” com data de lançamento no Brasil e promessa de ser o mais barato

Fiat Panda será o novo carro de entrada da marca no Brasil em 2026. Modelo pode substituir Mobi e Argo e resgatar o nome Uno.


A nova versão do Fiat Panda 2025, chamada de “Grande Panda”, é o hatch de entrada da marca italiana no mercado europeu e já está confirmado para o Brasil, mas só chegará ao mercado nacional em 2026.

O hatch compacto, recém-lançado na Europa, será fabricado em Betim (MG) e pode substituir os modelos Mobi e Argo, assumindo o posto de carro mais barato da Fiat no país. Além disso, pode marcar o retorno do nome Uno, já que o Panda sempre foi seu equivalente europeu.

Como é o novo Fiat Grande Panda 2025?

O novo Panda é construído sobre a plataforma Smart Car, uma adaptação da CMP da Stellantis, utilizada em modelos como Citroën C3 e Peugeot 208.

Foto: Divulgação/Fiat

Essa plataforma permite a produção de versões com motor a combustão, híbrido e elétrico na mesma linha de montagem.

O hatch mede 3,99 metros de comprimento e tem 2,54 metros de entre-eixos, sendo levemente maior que o Citroën C3 brasileiro.

Essas dimensões garantem um porte compacto, mas com espaço interno suficiente para competir com os principais hatches do mercado nacional.

Design inspirado no passado, mas com toque moderno

Visualmente, o Grande Panda 2025 traz traços que remetem ao Fiat Panda original dos anos 80, com linhas retas e um estilo que mistura robustez e simplicidade.

Os faróis retangulares de LED e a grade frontal com logotipo descentralizado são marcas registradas do modelo.

Grande Panda 2025
Foto: Divulgação/Fiat

O design reforça o aspecto de mini-SUV, com molduras plásticas nas caixas de roda e elementos visuais que dão um ar mais aventureiro ao carro.

No entanto, a versão brasileira pode ter algumas diferenças em relação à europeia, principalmente para reduzir custos e adaptar o carro ao gosto do consumidor local.

Interior e tecnologia do Fiat Grande Panda 2025

O Fiat Grande Panda 2025 disponível no mercado europeu aposta em uma abordagem minimalista no interior.

Foto: Divulgação/Fiat

A versão básica não tem central multimídia, sendo substituída por um suporte de celular com porta USB-C. O painel de instrumentos, por outro lado, é digital de 10 polegadas, um diferencial em relação a outros hatches compactos de entrada.

Na Europa, a lista de equipamentos de segurança inclui:

  • Assistente de faixa
  • Monitor de cansaço
  • Reconhecimento de placas
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Seis airbags

No Brasil, alguns desses itens podem ser removidos para manter o preço competitivo.

Motorização e versões esperadas para o Brasil

Na Europa, o Fiat Grande Panda 2025 estreia com motor 1.2 turbo de 100 cv e um sistema híbrido leve de 48V. No Brasil, a Fiat deve adotar uma estratégia diferente, oferecendo:

  • 1.0 Firefly aspirado
  • 1.3 Firefly aspirado
  • 1.0 Turbo flex de 130 cv com sistema híbrido leve Bio-Hybrid 12V e câmbio CVT

A possibilidade de uma versão elétrica existe, mas dependerá da demanda e da infraestrutura de produção de baterias no país.

Fiat Panda 2025: um novo carro de entrada para o Brasil

Com a descontinuação do Mobi e a falta de uma nova geração para o Argo, o Panda 2025 chegará para ocupar o posto de carro mais barato da Fiat no Brasil.

Fiat Grande Panda
Foto: Divulgação/Fiat

Seu preço ainda não foi divulgado, mas deve competir diretamente com modelos como Renault Kwid, Citroën C3 e Volkswagen Polo Track.

Seja chamado de Panda ou Uno, o hatch promete ser uma opção acessível e moderna para o consumidor brasileiro a partir de 2026.

Jornalista, ex-repórter do Jornal e Canal "O Repórter" e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.