Novos detalhes sobre a nova Renault Niagara são anunciados e lançamento é cada vez mais aguardado
A nova Renault Niagara avança na produção na Argentina e deve chegar ao Brasil em 2026 com visual moderno e motor híbrido.
A disputa no segmento das picapes intermediárias vai ganhar um novo nome em breve. A Renault prepara a chegada da nova Niagara, modelo que será posicionado acima da Oroch e que promete rivalizar com Fiat Toro e Ram Rampage a partir de 2026.
Com visual robusto, motorização híbrida em desenvolvimento e produção concentrada na Argentina, a Niagara já começou a sair da linha pré-série e se aproxima de sua fase final de testes.
Como será o design da nova Renault Niagara?
A picape foi antecipada pelo conceito Niagara Vision (imagens abaixo), revelado em 2023, e boa parte do visual será mantida no modelo de produção.

A dianteira deve trazer elementos já vistos também no SUV Boreal, como faróis recortados integrados ao conjunto, luzes diurnas em LED destacadas no para-choque e grade inferior com acabamento em preto brilhante.
Nas laterais, a projeção indica o uso de maçanetas embutidas na coluna C, solução incomum no segmento. O desenho inclui ainda caixas de roda destacadas e um caimento de teto que desce em direção à caçamba, seguindo a tendência de picapes monobloco.
Na traseira, as lanternas devem ser horizontais e unidas por uma faixa de LED, enquanto a tampa da caçamba terá abertura convencional.
Plataforma moderna e pronta para eletrificação
Construída sobre a plataforma modular RGMP — a mesma do Renault Kardian e do futuro SUV Boreal —, a Niagara poderá acomodar diferentes configurações.

A estrutura suporta entre-eixos de 2,6 a 3 metros e veículos com mais de 5 metros de comprimento. O modelo também foi projetado para oferecer tração 4×4.
O motor já confirmado é o 1.3 TCe turbo, com injeção direta, fornecido pela Horse. Ele entrega 163 cv com etanol e 156 cv com gasolina, com torque de até 27,5 kgfm. A transmissão será automatizada de sete marchas com dupla embreagem.
Além disso, a Renault estuda aplicar um sistema híbrido ao modelo, de acordo com o Autoesporte, com duas alternativas em análise:
- HEV (híbrido completo), com propulsão elétrica integrada ao conjunto mecânico;
- MHEV (híbrido leve) de 48V, com suporte elétrico em situações específicas.
A decisão ainda não foi confirmada, mas a plataforma está preparada para ambas. A tecnologia híbrida está sendo desenvolvida em parceria com a WEG.
Como está a produção e quando será o lançamento da nova Renault Niagara?
A Renault já iniciou a produção de unidades pré-série da Niagara na fábrica de Córdoba, na Argentina. A planta recebeu investimentos de US$ 350 milhões para se modernizar e viabilizar a fabricação de novos veículos para a região.

Neste primeiro momento, quatro unidades foram montadas e servirão para testes de desempenho, durabilidade e segurança em diferentes países da América do Sul — incluindo o Brasil.
Ao longo de 2025, a fábrica deve montar até três unidades por semana, segundo o site argentino CarsDrive com foco em validar processos produtivos e treinar as equipes.
Quando estiver em ritmo total, a planta será capaz de fabricar até 65 mil unidades por ano, sendo 70% voltadas à exportação. O Brasil será o principal destino fora da Argentina.
A estreia está prevista para o segundo semestre de 2026, com produção dedicada na Argentina e foco nos mercados do Mercosul.