VW emite comunicado e revela que novo carro não virá para o Brasil, pegando muitos de surpresa
Volkswagen surpreende ao negar oficialmente rumores sobre novo carro no Brasil. Veja o que se sabe até agora e o que foi descartado pela marca.
A Volkswagen surpreendeu o público ao negar oficialmente os rumores de lançamento de um novo carro no Brasil.
A resposta da marca veio após diversos portais especializados apontarem que a Tarok, modelo conceitual de uma nova picape que foi exibido em 2018, estaria próxima de ser produzida.
O que a Volkswagen disse oficialmente sobre o suposto novo carro?
Após notícias sobre a estreia da picape com motorização híbrida flex, a Volkswagen enviou uma nota à redação do site Garagem360 afirmando que “não há qualquer confirmação oficial sobre o lançamento de uma nova picape”.

Ainda segundo a empresa, as imagens utilizadas nas reportagens recentes se referem ao conceito Tarok (imagem acima) apresentado no Salão do Automóvel de 2018, e que “jamais entrou em produção”.
A montadora também declarou que não comenta planos futuros, reforçando que as informações divulgadas “não procedem”.
Apesar da negativa, vale destacar que é comum que fabricantes adotem esse tipo de posicionamento quando ainda estão avaliando a viabilidade de projetos ou tentando manter discrição sobre lançamentos.
O que se esperava da Tarok até então
A expectativa pela picape cresceu nos últimos anos, alimentada por apurações que indicavam que o projeto — também chamado internamente de Udara ou VW247 — seria finalmente viabilizado em 2026.

Segundo as apurações, a versão de produção da Tarok teria características diferentes do conceito original.
A plataforma usada seria a MQB A0, mesma do SUV T-Cross, o que permitiria uma redução de custos e maior compatibilidade com a linha atual da marca. A frente do veículo viria do próprio T-Cross, mas com visual modificado. A estrutura da caçamba e parte traseira seria inédita.
Além disso, a Tarok teria porte compacto-médio, entrando na disputa direta com modelos como Chevrolet Montana, Renault Oroch, Fiat Toro (versões de entrada) e Fiat Strada (versões topo).
Detalhes técnicos do projeto previsto
- Suspensão traseira: eixo rígido com molas semielípticas, como na Fiat Strada, priorizando robustez e capacidade de carga.
- Motorização mais provável: 1.5 TSI Evo2 flex com 150 cv e 25,5 kgfm de torque.
- Transmissão: câmbio automatizado DSG de 7 marchas, banhado a óleo.
- Versões básicas com motor 1.0 turbo: consideradas improváveis, mas não descartadas.
- Versões manuais para trabalho: estavam sendo estudadas.
- Motorização híbrida: descartada na primeira fase do projeto.
- Fabricação prevista: São José dos Pinhais (PR), junto do T-Cross.
- Investimento estimado: entre R$ 1 bilhão e R$ 1,5 bilhão.
- Preço estimado: entre R$ 120 mil e R$ 180 mil, podendo ultrapassar os R$ 200 mil nas versões topo.
E agora, como fica o novo carro da Volkswagen?
Com a nota oficial, a Volkswagen colocou um freio nas especulações sobre a Tarok — pelo menos por ora. A decisão de não confirmar o projeto ocorre mesmo após anos de expectativa e indícios de que a picape estaria próxima da linha de montagem.
Quem acompanha o setor sabe que projetos desse tipo podem mudar de rota ou ser mantidos em sigilo por questões estratégicas. Por isso, o cenário ainda pode mudar.
Mas, no momento, a posição oficial da VW é clara: não há previsão de lançamento para a Tarok ou qualquer nova picape nos moldes anunciados até aqui.